Planos de Recursos Hídricos são instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos, instituída pela Lei Federal n º9.433/97. Os planos representam importantes ferramentas para a gestão das águas, pois definem prioridades, ações, programas e projetos, tendo como objetivoo planejamento dos usos múltiplos dos recursos hídricos de uma bacia hidrográfica,contemplando as metas a serem alcançadas e a compatibilização dos usos com a conservação dos recursos hídricos.

O Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (PIRH) e seus respectivos Planos de Ações para as Unidades de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos (PARHs) foram aprovados em 2010, após esforço conjunto dos comitês que integram a Bacia Hidrográfica do Rio Doce. O processo de construção do documento foi amplamente participativo e contou com o apoio dos órgãos gestores de recursos hídricos da União e dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

As entidades envolvidas formaram o Grupo de Acompanhamento Técnico (GAT), que participou ativamente das reuniões públicas e encontros mensais junto à consultora contratada para elaborar o documento. O resultado foi um plano robusto, composto pelos seguintes volumes: diagnostico, prognostico e programas.

Os dois primeiros avaliam, respectivamente, a condição atual da qualidade da água e das disponibilidades hídricas, e a projeção destas condições, conforme distintos cenários, até o ano de 2030. A etapa final apresenta as metas, programas e ações, incluindo os objetivos, justificativas, procedimentos, atores envolvidos e, também, a viabilidade financeira do Plano.

PIRH e planos de ações para as unidades de planejamento e gestão de recursos hídricos no âmbito da bacia do Rio Doce.

PIRH Doce Volume I

PIRH Doce Volume I – Anexos

PIRH Doce Volume II

PIRH Doce Volume II – Anexos

PIRH Doce Volume III

Relatório Executivo com créditos

PARH

Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce e Plano de Ações de Recursos Hídricos para as Unidades de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos no Âmbito da Bacia do Rio Doce

PARH Bacia do Rio Piranga

PARH Bacia do Rio Piracicaba

PARH Bacia do Rio Santo Antônio

PARH Bacia do Rio Suaçuí

PARH Bacia do Rio Caratinga

PARH Bacia do Rio Manhuaçu

PARH Bacia do Rio Guandu

PARH Bacia do Rio Santa Maria do Doce

PARH Bacia do Rio São José

© 2016 CBH-Doce - Todos os direitos reservados

Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com