Comitês da Bacia do Rio Doce se reúnem para 7º Encontro de Integração

04/11

Evento gratuito e aberto a toda comunidade

A importância de garantir o acesso sustentável à água de boa qualidade e em quantidade adequada para a manutenção da vida e o desenvolvimento socioeconômico será o eixo central dos debates do 7º Encontro de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, marcado para os dias 16 a 18 de novembro, em Governador Valadares/MG. Realizado pelos Comitês da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, o evento vai reunir especialistas da área ambiental, entre outras autoridades que lidam diretamente com o assunto.

Com o tema “Conexão e ação pelas nossas águas”, o encontro, que teve sua última edição em 2018, levantará alternativas para o fortalecimento da integração dos Comitês – “parlamentos das águas”, que reúnem sociedade civil, poder público e usuários, ou seja, aqueles que utilizam a água do rio em suas atividades produtivas, para promover o diálogo em torno do interesse comum: o uso da água na região.

Participe

O primeiro dia do evento terá a palestra “Segurança Hídrica na Recuperação Hidroambiental”, que vai ao encontro do Rio Vivo, iniciativa dos CBHs que reúne os programas de Controle das Atividades Geradoras de Sedimentos (P12), de Recomposição de APPs e Nascentes (P42) e de Expansão do Saneamento Rural (P52). Até 2025, o objetivo é recuperar cinco mil nascentes e implementar três mil sistemas de esgotamento sanitário ao longo de todo a bacia, iniciativa que prevê ainda a construção de caixas secas e barraginhas.

Outro destaque da programação será o painel França x Brasil, em comemoração aos 30 anos da gestão de recursos hídricos em nosso país – a atividade foi assim denominada pois a governança brasileira tem como inspiração a política francesa para as águas.

Também serão realizadas mesas redondas com os temas “Protagonismo feminino na gestão das águas”, “Histórico e status atual da gestão de recursos hídricos e PL Nº 4546” e “Painel rio Doce”.

Confira a programação completa:

Dia 16 de novembro

10h – Palestra: Segurança Hídrica na Recuperação Hidroambiental

14h – Mesa com as mulheres: Protagonismo feminino na gestão das águas

16h – Atividades Paralelas: Expedição Piracicaba; SIGAWeb Doce; Conversas com o Rio Doce e Oficina de Comunicação

 17 de novembro

8h – Painel: Gestão de Recursos Hídricos: França x Brasil

9h – Apresentação Painel rio Doce

10h30 – Nivelamento Agedoce

13h30 – Mesa redonda: Histórico e status atual da Gestão de Recursos Hídricos e impactos do PL Nº4546

15h45 – Ciência Cidadã – Unesco

19h – Inauguração da “Sede dos Comitês” (rua Prudente de Morais, 1023, Centro)

18 de novembro

8h – Mesa de Segmentos: Olhares para o rio Doce

10h15 – Atualização PIRH-Doce

11h30 – Encerramento.

 

Local do Evento: Univale – Auditório A

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, Governador Valadares/MG

© 2016 CBH-Doce - Todos os direitos reservados

Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com