A ferramenta representa um avanço na gestão de cheias nos municípios da bacia, evitando perdas materiais e humanas.
Aconteceu ontem, dia 19, às 18h, o Seminário de Apresentação do Sistema de Previsão de Vazões e Níveis da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. A ferramenta, que recebeu recursos do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce para atualização e modelagem do sistema, auxiliará na gestão de eventos críticos nas cidades da bacia. O encontro foi uma realização do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH Doce).
Diante do atual contexto de agravamento das crises climáticas e com episódios de cheias que cada vez mais provocam tragédias ambientais, a evolução e disponibilização gratuita de uma ferramenta que auxilia no monitoramento dos rios e previsão de níveis da bacia hidrográfica representa uma grande conquista para a sociedade. Esse foi o objetivo principal do CBH Doce no suporte ao desenvolvimento do sistema.
O encontro
Realizado no auditório da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) e com ampla cobertura da imprensa local, o evento contou com a participação da sociedade civil, estudantes, pesquisadores, professores, representantes dos comitês de bacia, membros da Defesa Civil de diversas cidades da região, além do Serviço Geológico do Brasil (SGB) e do consórcio Profill Ácqua Fluvial, o desenvolvedor da ferramenta em parceria com o CBH Doce.
A dinâmica da realização do seminário possibilitou a participação ativa dos Comitês de Bacia, de toda a sociedade civil e das instituições de gestão dos recursos hídricos presentes. Inicialmente, o CBH Doce apontou a experiência com o uso da ferramenta e, em seguida, os representantes do Serviço Geológico Brasileiro e o membro do consórcio Profill Ácqua Fluvial apresentaram detalhes técnicos e operacionais sobre o sistema. Por fim, aconteceu um debate em formato de mesa redonda em que todos os presentes puderam colocar importantes questionamentos sobre o funcionamento e possibilidades de uso do Sistema de Previsão de Vazões e Níveis da Bacia Hidrográfica do Rio Doce.
Ao final do evento, o CBH Doce proporcionou um coquetel para confraternização e socialização dos participantes do seminário, marcando o sucesso do evento.
A cobertura completa do seminário foi realizada pela TV Univale.
Acompanhe:
Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com