CBHs capixabas da Bacia do Rio Doce recebem carros do Procomitês

01/03

Veículos foram adquiridos  pela Agerh  com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Procomitês), desenvolvido pela ANA.

Com o objetivo de dar mais visibilidade às ações desenvolvidas pelos Comitês de Bacias Hidrográficas que ainda não possuem a cobrança pelo uso da água instituída, a Agência Nacional de Águas (ANA) aporta recursos para o Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Procomitês). O Programa vai destinar um total de R$ 500 mil por ano aos comitês que não possuem a cobrança pelo uso da água. Cada CBH poderá receber até R$ 50 mil por ano, dependendo das metas exigidas pelo programa.

No estado do Espírito Santo, a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) realizou a entrega de dez veículos, financiados com recursos do programa, durante reunião do Fórum Capixaba de Comitês de Bacias Hidrográficas, no início do mês de fevereiro.  Da Bacia do Rio Doce, os CBHs Guandu, Santa Maria do Doce, Pontões e Lagoas do Rio Doce e Barra Seca e Foz do Rio Doce, receberam um veículo cada, juntamente com o cartão de vale combustível. Os veículos foram entregues pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Aladim Cerqueira, e pelo presidente da Agerh, Leonardo Deptulski.

“O veículo será de grande valia no acompanhamento dos programas e projetos já em andamento na bacia. Fortalecimento e aumento da visibilidade do CBH Guandu, por exemplo, frente a comunidade, que agora vê um carro com a logo do CBH. Além disso, será uma forma de reduzir custos com deslocamento dos membros em reuniões, treinamentos e auxílio aos parceiros do comitê”, comenta o atual secretario executivo do CBH Guandu, Jonnyr Gonçalves Moreira.

O Procomitês busca apoiar os colegiados do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh) no aperfeiçoamento da capacidade operacional dos comitês de bacias hidrográficas.  No estado do ES os carros foram solicitados pelos próprios CBHs, como  forma de incentivar a participação dos  conselheiros nas ações, já que  a cobrança pelo uso da água ainda não está implantada no estado.  Saiba mais sobre o Procomitês no site.

© 2016 CBH-Doce - Todos os direitos reservados

Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com