CBH-Piranga promove seminário de Educação Ambiental em Viçosa

06/12

Essa é a última etapa da proposta de educação ambiental na bacia

Preocupados com a preservação dos recursos hídricos desde a conscientização à recuperação, o CBH-Piranga promove na próxima quarta-feira (7), no Centro de Ensino e Extensão (CEE), da Universidade Federal de Viçosa (UFV), o seminário que compõe mais uma etapa do projeto de educação ambiental na Bacia do Rio Piranga. O objetivo do encontro é conhecer as ações já desenvolvidas na bacia e, a partir daí, definir estratégias para implantação do Programa de Educação Ambiental e construir diretrizes para fortalecimento e integração das iniciativas desenvolvidas pelo CBH-Piranga.

Educação ambiental em foco

O Programa de Educação Ambiental, que está em fase de implementação na Bacia Hidrográfica do Rio Piranga, através do CBH-Piranga, com a utilização do recurso proveniente da cobrança pelo uso da água, tem como foco a produção de informações, estratégias e materiais diversos, coordenados com ações e projetos de educação ambiental em execução e voltados à preservação dos recursos hídricos da bacia. A partir das experiências de sucesso, membros do Comitê definirão estratégias e ferramentas para implantação do programa, aliado às atividades práticas que já estão em andamento, como o Programa de Universalização do Saneamento. A fim de valorizar as características de cada região, o programa será trabalhado por unidades territoriais, sendo elas: Mombaça, Matipó, Casca, Peixe, Turvo, Carmo, Alto Piranga e Xopotó. Além do município de Viçosa, também receberão o seminário Raul Soares, Rio Casca e Senhora dos Remédios.

Conheça o CBH-Piranga

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranga, criado em 2002, funciona como um parlamento das águas, em que os segmentos da sociedade interessados na gestão da água possuem assento. Tem entre suas funções a deliberação sobre o uso do recurso da cobrança da água, que deve ser revertido em melhorias ambientais para a bacia. Fazem parte do colegiado membros da sociedade civil, poder público e usuários de água. Apesar de o poder de deliberação estar restrito aos membros, as reuniões do CBH-Piranga são abertas à comunidade, que é sempre bem-vinda a contribuir para a construção de ações em prol da melhoria da qualidade e aumento da quantidade da água.

Programação Seminário

8h30 – Abertura feita pelo presidente do comitê

8h50 – Apresentação dos participantes

9h10 – Apresentação – Objetivos, Metodologia e acordos e convivência

9h30 – Mesa redonda e debate

1. Educação Ambiental: uma visão geral, suas linhas de atuação e legislação

2. Educação Ambiental na Gestão de Recursos Hídricos

10h30 – Intervalo

10h50 – Apresentação dos resultados dos seminários nas UTEs

11h30 – Organização para o Trabalho em grupo.

Grupos:

1. EA nos projetos vinculados a gestão hídrica;

2. EA no contexto da educação formal;

12h30 – Almoço

14h – Continuação do trabalho nos grupos

15h – Compartilhamento dos trabalhos

16h – Intervalo

16h20 – Compartilhamento e diálogo em plenária

17h – Priorização das diretrizes, público alvo e boas práticas a serem fortalecidas em plenária

17h30 – Encaminhamentos e avaliação

18h – Encerramento

 

© 2016 CBH-Doce - Todos os direitos reservados

Rua Afonso Pena, 2.590 | Centro | Governador Valadares | Telefone: (33) 3212-4350