CBH-Barra Seca e Foz do Rio Doce promove reunião com os prefeitos eleitos

21/11

Representantes do CBH-Barra Seca e Foz do Rio Doce se reuniram com os prefeitos eleitos da bacia, com o objetivo de apresentar o comitê e os principais projetos desenvolvidos pelo colegiado. O encontro, realizado em Linhares/ES, na última quinta-feira (17), contou com a presença dos futuros gestores dos municípios de Sooretama, São Gabriel da Palha, Nova Venécia, Vila Valério e Jaguaré.

Em sua fala, a presidente do CBH, Dolores Colle, explicou as funções do comitê e apresentou os membros do colegiado, destacando a pluralidade da composição, que reúne os três segmentos. Ela também enfatizou a importância do envolvimento das prefeituras nas atividades do comitê, pois, historicamente, os gestores não têm dado a devida importância às questões ambientais. “A articulação dos atores da sociedade é primordial e a participação ativa do município é determinante para o êxito dos projetos que serão implementados”.

O presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), Paulo Paim, que também participou do encontro, parabenizou o comitê pela iniciativa. Ele destacou que a gestão de recursos hídricos é uma atribuição coletiva, em que as discussões não podem se restringir a um determinado grupo. “Trabalho com comitês de bacia há mais de 25 anos e é a primeira vez que participo de uma reunião como essa. Isso demonstra a evolução da gestão para que haja, de fato, representação com representatividade”, destacou.

Projetos de restauração florestal do Rio Barra Seca e Foz do Rio Doce foram apresentados pelo representante do Instituto Ambiental Vale, Márcio Ferreira. E, como alterativa para a crise hídrica, o conselheiro Geraldo Ferreguetti, da empresa Caliman Agrícola, falou sobre a outorga coletiva, iniciativa pioneira que está sendo trabalhada para implementação no córrego Danúbio, localizado na região.

Encerrando as apresentações, o diretor geral do IBIO – AGB Doce, Ricardo Valory, falou sobre as atividades desenvolvidas ao longo da Bacia do Rio Doce, através dos recursos arrecadados com a cobrança pelo uso das águas. “Nos primeiros anos de trabalho focamos em saneamento, o principal gargalo da Bacia. Agora, nossa prioridade são os programas hidroambientais, com ações voltadas à recuperação de nascentes, controle de atividade geradoras de sedimento e o saneamento na área rural”, destacou.

Ao final da reunião, os prefeitos eleitos agradeceram a oportunidade e se comprometeram a participar ativamente das atividades do comitê, a fim de potencializar os resultados das ações de recuperação ambiental na Bacia do Rio Barra Seca e Foz do Rio Doce.

© 2016 CBH-Doce - Todos os direitos reservados

Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com