Nesta terça-feira, 23, no Paço da Misericórdia, em Ouro Preto/MG, foi realizado o primeiro dia do 8º Encontro de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. Com o tema: Conexão pelas nossas águas e o viés de Educação Ambiental, o evento foi um sucesso.
Na parte da manhã, houve o painel sobre a revisão do Plano Integrado de Recursos Hídricos (PIRH) e a elaboração do Enquadramento. Como mediador, tivemos o coordenador do Grupo de Trabalho, Senisi Rocha, e os palestrantes: Ana Paula Montenegro Generino e Luciana Zago, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA); Júlia Nunes, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM); Mônica Amorim, da Agência Estadual de Recursos Hídricos do Espirito Santo; e Adriano Ferreira Batista,da AGEDOCE.
Durante o painel, foi apresentado o detalhamento da construção e aprovação dos instrumentos de gestão, com ênfase na participação e no papel dos diferentes atores envolvidos no processo. Além disso, foram apresentados os resultados e os desafios inerentes à efetiva implementação, sobretudo do enquadramento dos corpos de água.
Na parte da tarde, houve um bate-papo sobre Educação Ambiental, coordenado pela representante da ANA, Renata Rozendo Maranhão. A atividade contou com a participação do conselheiro do CBH-Doce, Antônio Ferreira, que apresentou uma Experiência Exitosa do setor de Saneamento. A moderação foi feita pelo conselheiro Ronevon Huebra da Silva.
A abertura oficial aconteceu à noite e foi marcada pela distribuição do Sumário Executivo do Plano Integrado de Recursos Hídricos. A entrega representa o coroamento de um longo processo democrático e participativo realizado de forma integrada entre os comitês e os órgãoes gestores e AGEDOCE.
Veja a galeria de fotos
Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com