Membros do Grupo de Trabalho de Cianobactérias se reúnem em Valadares

02/10

img_8419

Os membros do Grupo de Trabalho de Cianobactérias (GT Cianobactérias) se reuniram, em Valadares, no último dia 28 de agosto. O grupo, criado em caráter temporário, tem como objetivos analisar, estudar e apresentar propostas sobre a proliferação de cianobactérias e temas afins. Compõem o GT representantes da Agência Nacional de Águas (ANA), Instituto Mineiro de Gestão de Águas (IGAM), Agência Estadual de Recursos Hídricos do Espírito Santo (AGERH), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Cenibra, Consórcio UHE Baguari, Copasa, Cemig, Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) e do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Espírito Santo (Cisabes).

Durante a reunião, foram discutidos temas como causas e consequências da proliferação de cianobactérias na bacia; possíveis ações a serem desenvolvidas em curto, médio e longo prazo; e a promoção de debates entre o CBH-Doce e os municípios já afetados ou com potencial de floração da alga.

Após o encontro, o grupo optou por contatar especialistas na área para discutir e conhecer novas tecnologias e formas de tratamento para resolver, a curto prazo, a questão do abastecimento humano. Além disso, a ANA ficará responsável por analisar a possibilidade de elaboração de um programa específico de monitoramento de cianobactérias na Bacia do Rio Doce, estabelecendo objetivos, metas e prazos, os pontos de coleta, as frequências de determinações, os procedimentos de coletas e análises, os custos, os equipamentos e mão-de-obra necessários, bem como os agentes envolvidos e suas atribuições. Também será feito um relatório sobre as consequências da proliferação de cianobactérias. Como último encaminhamento, foi definido que será de responsabilidade do grupo o contato com órgãos de saúde, órgãos gestores e defesas civis para solicitar a emissão de alertas à população sobre a qualidade e quantidade da água na região.

O grupo terá quatro meses para concluir os trabalhos, com possibilidade de prorrogação do prazo. O relatório produzido pela equipe será apresentado na última plenária do CBH-Doce, agendada para o mês de dezembro; uma prévia das informações coletadas será apresentada no III Encontro de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, que será realizado entre os dias 4 e 6 de novembro.

A próxima reunião do GT de Cianobactérias está agendada para o dia 30 de setembro, às 14h30.

© 2016 CBH-Doce - Todos os direitos reservados

Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com