Membros do CBH-Piranga se reúnem em Ponte Nova para reunião ordinária

27/02

IMG_3329

Representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranga (CBH-Piranga) se reuniram na última terça-feira, 24 de fevereiro, em Ponte Nova para a 7ª reunião ordinária do Comitê. O encontro, que foi realizado no auditório do Sindicato Rural, teve como pauta, entre outros pontos, o Programa de Recomposição de APPs e Nascentes (P52), o Programa de Universalização do Saneamento (P41) e o novo código florestal.

Na abertura da reunião, os membros participaram de uma Oficina de Comunicação, onde foram discutidas ferramentas e públicos alvos para a realização de ações de Comunicação. O objetivo é levar à comunidade informações sobre o papel e a importância dos Comitês de Bacia Hidrográfica.

No período da tarde foram apresentados os critérios de hierarquização do Programa de Universalização do Saneamento (P41) para municípios que já possuem seus Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB). Cidades que possuem a outorga de uso da água, que estão em dias com o pagamento da outorga e que já possuem o seu plano aprovado pela Câmara Municipal, entre outros critérios já aprovados, podem acessar recursos oriundos do programa para a realização de projetos ligados ao saneamento.

Os membros também acompanharam a apresentação dos detalhes para o início da implantação do Programa de Recuperação de APPs e Nascentes (P52). O programa, através do levantamento de áreas críticas e prioritárias, tem como objetivo promover a recomposição ou adensamento de matas ciliares e de topos de moro, além da caracterização e recuperação de nascentes e áreas degradadas. Um grupo de trabalho deve ser criado para a definição de áreas prioritárias a serem trabalhadas e estratégias utilizadas.

Ao final do encontro, o engenheiro florestal da Universidade Federal de Viçosa, Martin Meier, falou sobre o novo código florestal e a transição agroecológica na revitalização de bacias hidrográficas.

A próxima reunião do CBH-Piranga será realizada no dia 14 de abril no município de Vermelho Novo.

© 2016 CBH-Doce - Todos os direitos reservados

Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com