IBIO-AGB Doce busca parcerias em favor da bacia

06/04

DSC06699 cópia2

O IBIO-AGB Doce – entidade delegatária com funções de agência de água – segue em busca de parcerias que permitam aumentar a quantidade e melhorar a qualidade dos recursos hídricos atualmente disponíveis na bacia. Na última semana, o diretor geral do IBIO-AGB Doce, Ricardo Valory, esteve em Belo Horizonte para cumprir uma extensa agenda de reuniões com representantes do poder público, entidades de classe e lideranças empresariais, que tiveram o intuito de viabilizar a formação de arranjos institucionais em favor do rio Doce. Os encontros contaram também com a presença do diretor presidente do IBIO Institucional, Eduardo Figueiredo.

Segundo Valory, um dos principais objetivos do IBIO-AGB Doce é firmar parcerias capazes de alavancar recursos financeiros necessários para levar adiante projetos em benefício dos mais de 3,5 milhões de habitantes da bacia.

No primeiro encontro, realizado na sede da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), no dia 25 de março, Valory e Figueiredo foram recebidos por Brunno do Carmo Silva, diretor de meio ambiente, e pelo assessor Márcio Tadeu Pedrosa. Já no dia seguinte, eles se reuniram com a consultora da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Patrícia Boson; o consultor da Gerência de Meio Ambiente da Fiemg, Odorico Pereira de Araújo; o gerente de meio ambiente da Fiemg, Wagner Soares; a coordenadora da assessoria de meio ambiente da Federação da Agricultura no Estado de Minas Gerais (Faemg), Ana Paula Melo; o representante da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Renato Júnio; o gerente de engenharia de meio ambiente da Samarco, Paulo Cezar e o gerente de meio ambiente florestal e industrial da Cenibra, Sandro Morais.

O último encontro, no dia 27, foi realizado na Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com o secretário João Cruz, que teve ainda a participação da secretária adjunta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Mello.

Nos próximos dias 14 e 15 de abril haverá um novo ciclo de reuniões para definir a estruturação do plano de trabalho de arranjos institucionais, que deverá ser apresentado em plenária os conselheiros do CBH-Doce, no dia 5 de maio.

© 2016 CBH-Doce - Todos os direitos reservados

Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com