Dia Especial é realizado na Bacia Hidrográfica do Rio Guandu

30/09

Evento apresentou aos proprietários rurais o Programa de Incentivo ao Uso Racional da Água na Agricultura (P22)

 DSC01388

O Consórcio Público do Rio Guandu, em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu (CBH-Guandu), realizaram, nos dias 28 e 29 de setembro, em três municípios da Bacia do Rio Guandu, o Dia Especial de Uso, Conservação e Projeção de Água na Propriedade Rural. Estiveram presentes representantes do Comitê, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e produtores rurais da região.

No dia 28, o evento foi realizado no auditório do Centro de Referência Social (CRAS) de Laranja da Terra. Já no dia 29, Brejetuba e Afonso Claudio sediaram as atividades.

A programação incluiu uma apresentação do Programa de Incentivo ao Uso Racional da Água na Agricultura (P22) e do irrigâmetro, equipamento que mede a quantidade de água a ser utilizada na irrigação, que varia conforme o solo e a cultura. Um dos criadores do irrigâmetro, o professor Marcio Mota, da UFV, mostrou aos produtores rurais como utilizá-lo para obter o maior rendimento possível.

Para completar a abordagem, César Carvalho, representante do Incaper, fez uma exposição sobre a produção de água na propriedade rural.

O PROGRAMA (P22)

O Programa de Incentivo ao Uso Racional da Água na Agricultura (P22) identifica áreas irrigadas para a adoção de práticas de conservação e uso racional dos recursos hídricos. A iniciativa se distribui entre as seguintes etapas: verificação das condições das estruturas de captação de água e da condução técnica da lavoura; caracterização física dos solos das áreas irrigadas; avaliação dos sistemas de irrigação; acompanhamento sistemático do manejo da irrigação em cada propriedade selecionada; e capacitação para que os produtores saibam calcular a quantidade de água necessária. Cada propriedade selecionada recebe um irrigâmetro, aparelho que fornece, de maneira simples, informações sobre o consumo de água e o tempo necessário de irrigação.

 

© 2016 CBH-Doce - Todos os direitos reservados

Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com