Conselheiros do CBH-Piracicaba participam de primeira plenária de 2015

04/03

 IMG_3538

Membros e convidados do CBH-Piracicaba participaram da 63ª reunião do Comitê na última terça-feira, 3 de março. O encontro aconteceu no auditório da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi), em João Monlevade, e teve entro os pontos de pauta o detalhamento dos gastos do CBH em 2014, a apresentação do Programa de Recomposição de APPs e Nascentes (P52) e a construção de estratégias para o trabalho da Comunicação em 2015.

Oficina de Comunicação

IMG_3529

Na abertura da reunião, os membros participaram da Oficina de Comunicação, ministrada pela Ana Luiza Purri, diretora da Prefácio, agência de comunicação contratada para prestar serviço aos Comitês da Bacia do Rio Doce. Através da análise do cenário atual do Comitê e da escolha de públicos alvos a serem priorizados, foram construídas estratégias que guiarão o trabalho de Comunicação do CBH em 2015. Na ocasião, os membros aprovaram a produção de spots de rádio, vídeo institucional e jornal impresso, entre outros materiais.

Programa de Recomposição de APPs e Nascentes

IMG_3563

Os conselheiros também acompanharam a apresentação do Programa de Recomposição de APPs e Nascentes (P52). O programa, através do levantamento de áreas críticas e prioritárias, trabalha com a recomposição ou adensamento de matas ciliares e de topos de moro, além da caracterização e recuperação de nascentes e áreas degradadas. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba criará um grupo de trabalho, que definirá os critérios de escolha das áreas prioritárias que serão trabalhadas no programa. O representante do IBIO-AGB Doce, Eduardo Costa, explicou o funcionamento do P52, as etapas de implantação do programa e esclareceu dúvidas dos participantes. Após deliberação, os membros optaram pela elaboração de sugestões critérios de escolha de áreas a serem priorizadas pelo programa, além de estratégias a serem utilizadas durante a implantação, no âmbito da Câmara Técnica de Planos e Projetos (CTPP). A primeira reunião da câmara será no dia 24 de março, às 9h, na sede da Amepi, que fica na rua Santa Lúcia, 291, bairro Aclamação, em João Monlevade.

Outros pontos

Durante a reunião, foi apresentado o detalhamento dos gastos do Comitê durante o exercício de 2014. Na ocasião, os membros tiveram acesso aos recursos aplicados em eventos e plenárias, deslocamento e diárias de membros, telecomunicação, entre outros pontos. Foi definido que um relatório com o detalhamento dos gastos será enviado mensalmente aos conselheiros, disponibilizado no site do Comitê e apresentados em reunião os gastos nos meses que precedem as plenárias. Além disso, os membros também terão acesso às agendas de atividades dos membros da diretoria para reuniões e demais eventos relacionados durante o mês.  Ao final da apresentação, foi definido que um grupo, composto por um representante de cada setor, será formado para acompanhar o contrato de gestão entre o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e IBIO-AGB Doce.

Ao final do encontro, os membros foram convidados a participar da comemoração dos 15 anos do CBH-Piracicaba, que será realizada no dia 17 de março, às 18h, na Amepi, em João Monlevade.

© 2016 CBH-Doce - Todos os direitos reservados

Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com