Cheia do rio Doce: previsões são apresentadas nesta quarta-feira, 25/01/23

25/01

Considerando a necessidade de monitoramento frente às previsões climáticas, na tarde desta quarta-feira (25/01), foi realizada a 5ª reunião da Sala de Acompanhamento da Cheia do Rio Doce – criada a partir da articulação entre o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce) e a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). No encontro foram apresentadas as condições hidrológicas, monitoramentos e previsões para toda região do rio Doce.

A reunião, coordenada pela ANA, contou com a participação de conselheiros do CBH-Doce, representantes do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), Governo de Minas Gerais, Espírito Santo, Operador Nacional do Sistema (ONS), Cemig e, também, das Defesas Civis de diversos municípios.

Cenário de chuvas

Segundo o INMET, do dia 1º até 22/01, choveu cerca de 180mm na região do rio Doce. Já de acordo com o Cemaden, para os próximos sete dias, de 25 a 31/01, são esperadas chuvas consideravelmente acima da média, cerca de 100mm. Em um cenário mais ampliado, até dia 8 de fevereiro, a expectativa é de que chova dentro da média.

Nível dos rios

O SGB/CPRM, responsável pelos pontos de monitoramento do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Doce, destacou que o cenário merece atenção, considerando as chuvas já ocorridas somadas às previsões e ao nível atual dos rios.

Ponte Nova

Rio na cota de inundação, mas com condições de estabilizar e diminuir gradualmente.

Nova Era, Naque

Dentro da normalidade. Abaixo da cota de inundação.

Valadares

Nível do rio oscilando dentro da conta de alerta, previsão de estabilizar e diminuir gradualmente.

Tumiritinga

Rio estável com previsão de diminuir gradualmente.

Colatina

Dentro da normalidade, abaixo da cota de atenção.

Linhares

Rio na cota de inundação com tendência de estabilizar.

 

*Texto postado e atualizado em 25/01/2023 às 17h.

© 2016 CBH-Doce - Todos os direitos reservados

Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com