Cerimônia em João Monlevade marca comemorações dos 15 anos do CBH-Piracicaba

23/03

IMG_3805

Membros e convidados do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba participaram, no dia 17 de março, de uma cerimônia em comemoração aos 15 anos do Comitê, completados no dia 17 de fevereiro. O encontro, que contou com a participação de prefeitos e autoridades da região, teve como objetivo celebrar conquistas e relembrar fatos que marcaram a história do CBH.

Após a abertura do evento, os conselheiros puderam reviver momentos importantes do Comitê durante a exibição de um vídeo. Os representantes da diretoria do CBH, Iusifith Chafith e Flamínio Guerra falaram sobre a trajetória e avanços presenciados à frente do Comitê. Também participaram da cerimônia o presidente do CBH-Santo Antônio, Felipe Benício Pedro; o prefeito de Barão de Cocais, Armando Brandão; o presidente da Câmara de Vereadores de João Monlevade, Djalma Bastos e o prefeito de Alvinópolis, Milton Figueiredo.

O presidente Iusifith Chafith frisou a importância de celebrar a data. “Por mais que o cenário não esteja favorável, eu posso dizer que nós não ficamos de braços cruzados. Quem acompanhou a nossa história sabe das nossas conquistas”. O vice-presidente, Flamínio Guerra, destacou conquistas e agradeceu a participação dos membros na construção do CBH. “O Comitê precisa ser exaltado, porque foram quinze anos de luta e no Brasil existem muitos CBHs que, com mais tempo, não fizeram o que nós fizemos”. Felipe Benício Pedro falou sobre a parceria entre o CBH-Piracicaba e o CBH-Santo Antônio e enfatizou a importância do trabalho dos CBHs. “Que nós possamos viver ainda muito tempo em prol dessa política ambiental tão necessária para o nosso país.”

15 anos de história

Criado em 17 de fevereiro de 2000, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba foi fruto de um trabalho de mobilização social, decorrente, sobretudo, da Expedição Piracicaba – 300 Anos Depois, realizada em junho de 1999. Na ocasião, uma comitiva percorreu, desde a nascente até a foz do Rio, visitando 14 dos 21 municípios da Bacia, com realização, em todas as cidades, de reuniões públicas para discutir as condições ambientais da Bacia, a Agenda 21, a necessidade do Comitê e outros temas afins. A proposta de composição do Comitê foi consolidada durante a Conferência das Águas, em 25 de outubro de 1999, em Coronel Fabriciano, sendo formada uma Comissão Provisória em defesa do CBH. Em 17 de fevereiro do ano seguinte, foi publicado no Diário Oficial do Estado o decreto que instituiu o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba.

© 2016 CBH-Doce - Todos os direitos reservados

Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com