Cenário de estabilidade é previsto para o Rio Doce

09/02

As alterações de nível do rio Doce – fator que provoca as enchentes, tendem a normalizar no mês de fevereiro. A informação foi divulgada durante a reunião da Sala de Acompanhamento da Cheia do Rio Doce – criada a partir da articulação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce) com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Com a previsão de diminuição das chuvas, a tendência é de que o rio permaneça dentro do leito, mantendo o cenário de normalidade.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), entre 9 até 24 de fevereiro, a previsão e de que ocorra um acumulado de chuvas entre 35mm e 125mm, diferentemente do mês de janeiro, em que o acumulado registrado foi de aproximadamente 500mm.

Sala de Situação

Nos encontros da Sala de Situação são apresentadas as condições hidrológicas, monitoramentos e previsões para toda região do rio Doce.

As reuniões são coordenadas pela ANA e contam com a participação de conselheiros do CBH-Doce, representantes do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), Governo de Minas Gerais, Espírito Santo, Operador Nacional do Sistema (ONS), Cemig e, também, das Defesas Civis de diversos municípios.

© 2016 CBH-Doce - Todos os direitos reservados

Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com