CBH-Doce elege nova diretoria e dá posse a novos membros

16/11

Os representantes eleitos comporão a plenária do comitê de 2017 a 2021. Já a nova diretoria ficará à frente do colegiado até 2019

88cb223b-90c9-4bdc-af3b-885a0566a05d

Com foco na promoção da renovação e da representação democrática dos segmentos que compõem o colegiado, o CBH-Doce concluiu, no dia 31 de outubro, a última etapa do processo eleitoral, realizado de quatro em quatro anos, para o período de 2017 a 2021, com a posse das instituições eleitas. O encontro também foi marcado pela escolha dos representantes que ficarão à frente da diretoria executiva do comitê.

Por meio do processo eleitoral do CBH-Doce, aberto em setembro e acompanhado por uma comissão e pelos órgãos gestores, foi dada posse a 13 prefeituras de Minas Gerais e três do Espírito Santo, no segmento Poder Público Municipal; a 13 representantes do setor de Usuários em Minas Gerias e oito no Espírito Santo; a 17 entidades da Sociedade Civil em Minas Gerais e seis no Espírito Santo; um representante dos Krenak no segmento Comunidades Indígenas; além de dois representantes do Poder Público Federal e seis do Poder Público Estadual, sendo três de Minas Gerais e três do Espírito Santo.

Confira aqui a nova composição do CBH-Doce:

goo.gl/mvvH2h

Nova diretoria

Após a posse dos membros foi realizada a eleição da nova diretoria executiva do CBH-Doce. Inicialmente duas chapas estavam inscritas, porém, no momento da votação, uma delas declinou. Desta forma, por aclamação da maioria da plenária, os membros da chapa “Revitalização do CBH-Doce” foram eleitos para compor a nova diretoria executiva do comitê, que conduzirá os trabalhos do colegiado de 2017 a 2019. A partir de agora, Luciane Teixeira Martins (Lucinha Teixeira) passa a presidir o comitê. Flamínio Guerra, que também é membro da diretoria do CBH-Piracicaba/MG, foi eleito como 1º vice-presidente. Dolores Colle, atual presidente do CBH-Barra Seca e Foz do Rio Doce, assume o cargo de 2ª vice-presidente; seguida de João Lages, que é o novo secretário; e, Hernani Santana e Rander Tostes que assumem, respectivamente, como 1º e 2º secretários adjuntos.

A nova equipe destacou seu compromisso em promover o uso eficaz do recurso da cobrança; ampliar a visibilidade do CBH-Doce, junto à sociedade e imprensa; implementar as ações previstas no Plano de Aplicação Plurianual, com foco na melhoria da qualidade e aumento da disponibilidade hídrica e aprimorar os instrumentos de gestão de recursos hídricos.

Confira, abaixo, mais informações sobre os membros da diretoria do CBH-Doce:

Luciane Teixeira Martins ( Lucinha Teixeira)– presidente do CBH-Doce

Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Doce (Ardoce) – Sociedade Civil  

Lucinha Teixeira é bióloga e pós-graduada em Gestão Normativa de Recursos Hídricos, servidora efetiva da Prefeitura Municipal de Governador Valadares e professora da rede estadual de ensino de Minas Gerais. Já ocupou o cargo de Diretora de Meio Ambiente da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento da Prefeitura de Governador Valadares. Atua no CBH-Doce há 12 anos e esteve como presidente do CBH-Suaçuí por dois mandatos. No CBH-Doce foi presidente da Câmara Técnica de Capacitação e Informação por dois mandatos e presidente da Câmara Técnica de Gestão de Eventos Críticos (CTGEC) por três mandatos. Atualmente exerce o cargo de secretária executiva no CBH Suaçuí.

Flamínio Guerra Guimarães – 1º vice-presidente

Prefeitura Municipal de Nova Era – Poder Público Municipal/MG

Flamínio Guerra representa o município de Nova Era, onde exerceu os cargos de vereador e vice-prefeito. Atua em comitês de bacias há cinco anos e atualmente preside o CBH Piracicaba. É consultor em Saneamento na Associação dos Municípios do Médio Espinhaço – AMME, sendo que sua experiência possibilitará o fortalecimento e engajamento dos municípios e associações na gestão de recursos hídricos da bacia do Rio Doce.

Dolores Colle – 2ª vice-presidente

Prefeitura Municipal de Sooretama – Poder Público Municipal/ES

Dolores Colle possui graduação em Ciências Biológicas e especialização em Educação Ambiental e Biologia da Conservação. É servidora efetiva na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Sooretama-ES, onde atua, principalmente, nos seguintes temas: Educação, Agricultura, Educação Ambiental e Recursos Hídricos. Atualmente está presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Barra Seca e Foz do Rio Doce.

João Lages Neto – secretário

Fibria – Usuários/ES

João Lages atuou como gerente de controle ambiental no Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo – IEMA e atualmente é especialista em meio ambiente industrial na empresa FIBRIA Celulose. Também foi membro da Diretoria Executiva do CBH-Doce na última gestão e participa do conselho consultivo da Fundação Renova, onde representa o CBH Doce.

Hernani Santana – 1º Secretário-adjunto

Fundação Percival Farquhar (Univale) – Sociedade Civil/MG

Hernani Santana é Gestor Ambiental e Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente é professor e coordenador do Curso de Engenharia Civil e Ambiental da UNIVALE e ocupa o cargo de vice-presidente no CBH Suaçuí. Também é membro do conselho consultivo da Fundação Renova, onde representa o CBH-Doce.

Rander Tostes – 2º Secretário-adjunto

Cemig Geração e Transmissão S. A. – Usuários/MG

Rander Tostes possui graduação em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente é Geógrafo da Cemig Geração e Transmissão. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Recursos Hídricos e Meio Ambiente. É membro dos comitês federais CBH-Doce e CBH-Paranaíba e, também, dos comitês estaduais dos rios Piracicaba (DO1), Piranga (DO2), Santo Antônio (DO3), Suaçuí (DO4), Manhuaçu (DO6), Baixo Rio Paranaíba (PN3) e Alto Rio Grande (GD1). Ademais, é representante da Cemig no Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CERH e em suas Câmaras Técnicas, CTIG (Câmara Técnica de Instrumentos de Gestão) e CTPLAN (Câmara Técnica de Planos de Recursos Hídricos).

© 2016 CBH-Doce - Todos os direitos reservados

Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com