Caravana das Águas do CBH-Suaçuí marca comemorações do Dia Mundial da Água

24/03

IMG_4036

Evento reuniu autoridades e a comunidade no Parque Natural de Governador Valadares 

Como parte das ações de comemoração do Dia Mundial da Água, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Suaçuí e o IBIO – AGB Doce promoveram, no dia 22 de março, a Caravana das Águas do Comitê. O evento, que foi realizado no Parque Natural Municipal de Governador Valadares, contou com a participação de autoridades e da comunidade. Quem passou pelo local pôde conhecer de perto, nos estandes das instituições membros e parceiras do Comitê, as ações desenvolvidas em prol da melhoria da qualidade e quantidade da água, além de conferir uma apresentação teatral e apresentação dos índios Krenak.

Abertura

Participaram da abertura do evento a presidente do CBH-Suaçuí, Lucinha Teixeira; a prefeita de Governador Valadares, Elisa Costa e o diretor do Parque Natural Municipal, Mário Izumi. Elisa Costa falou sobre a importância de se colocar em foco questões relacionadas à agua. “O Parque Natural Municipal é o lugar ideal para discutir com a comunidade de Valadares o tema desse tempo que é a escassez, a reutilização e essa nova relação que temos que ter com a água. Hoje, além de cuidar da qualidade, temos que nos preocupar em aumentar a quantidade da água”, destacou. 

Apresentações culturais

Após a abertura do evento, crianças e adultos que estavam presentes no local assistiram a apresentação da peça teatral O Guardião do Rio. Na história, um guerreiro luta para proteger a nascente e os rios de sua tribo, ameaçados pelo esgoto e degradação. Em seguida, foi a vez dos índios Krenak apresentarem a dança Watu, que celebra o Rio Grande – maneira como os índios se referem ao Rio Doce. A dança, que na segunda parte contou com a participação de quem assistia a apresentação, também chamou a atenção para os problemas ambientais que afetam o rio, como a poluição e a diminuição da vazão dos cursos d’água.

 Estandes

No local, foram montados estandes que contaram com a participação de instituições que compõem o Comitê e parceiros. Estiveram presentes representantes da Associação Valadarense de Canoagem (AVACA), Fiemg, Funai, UHE-Baguari, IEF, Polícia Militar de Meio Ambiente, Prefeitura de Governador Valadares, SAAE-GV e Univale. Entre as atrações dos estandes, estavam uma exposição ambiental, representando um ambiente degradado e um ambiente preservado; exposição de peixes; exposição de artesanato dos índios Krenak, distribuição de mudas e os programas desenvolvidos pelo CBH SUAÇUI , CBH-Doce e IBIO-AGB Doce na Bacia do Rio Doce, como o Programa de Uso Racional da Água na Agricultura e Programa de Recuperação de APPs e nascentes.

© 2016 CBH-Doce - Todos os direitos reservados

Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com