Objetivo foi orientar a aplicação dos recursos em ações na bacia
Membros da Câmara Técnica do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Suaçuí (CBH-Suaçuí) se reuniram no dia 30 de setembro, na sede do IBIO-AGB Doce, em Governador Valadares, para definir como serão aplicados os recursos oriundos da cobrança pelo uso da água na Unidade de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos –DO4, área de atuação deste CBH. As iniciativas irão compor o Plano de Aplicação Plurianual (PAP) para o exercício 2016-2020.
A presidente do CBH-Suaçuí, Lucinha Teixeira, aproveitou a ocasião para informar os presentes sobre o processo eleitoral para a diretoria do Comitê, que será realizado em 10 de dezembro, e apresentar o novo diretor técnico do IBIO-AGB Doce – Fabiano Alves, que substitui Edson Azevedo. Alves, por sua vez, detalhou os resultados do Plano Integrado de Recursos Hídricos (PIRH) e dos Planos de Ação de Recursos Hídricos (PARHs) na bacia do rio Doce.
Aplicação dos recursos
O CBH-Suaçuí terá, para o período 2016-2020, um total de R$ 3,45 milhões em recursos oriundos da cobrança pelo uso de recursos hídricos nos rios de domínio estadual. O montante será dividido entre quatro programas cuja execução está prevista para os próximos cinco anos.
Foram priorizados os seguintes programas para investimentos neste período:
O modelo de alocação de recursos e a priorização recomendados pela Câmara Técnica deverão ser avaliados em plenária do CBH SUAÇUI.
Já o Sub-Programa de manutenção do cadastro dos usuários de recursos hídricos (P 61.1), embora tenha sido listado entre as prioridades, não terá recursos estaduais.
A implementação dos programas acima e outros listados no Plano Integrado de Recursos Hídricos da bacia do Rio Doce, na Unidade de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos –DO4, poderão receber ainda recursos adicionais oriundos da cobrança pelo uso de recursos hídricos no rio Doce, decisão que caberá ao CBH DOCE
Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com