Sala de Crise alerta autoridades e municípios contra fake news durante período chuvoso

31/01

Com o objetivo de combater fake news que circulam nas redes sociais durante o período chuvoso, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), por meio da Sala de Crise, convocou uma reunião na última sexta-feira (26) para atualizar informações sobre os níveis dos rios nas estações fluviométricas monitoradas na bacia do Rio Doce e alertar os municípios quanto ao cuidado com o compartilhamento de mensagens falsas. 

Além de representantes da ANA, a reunião contou com a colaboração do Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (INMET), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) e Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).  Teve ainda a participação da Câmara Técnica de Gestão de Eventos Críticos do CBH Doce (CTGEC) e do Grupo de Trabalho de Cheias.   

O encontro foi agendado após ter circulado em grupos de WhatsApp, na última semana, um áudio com o anúncio de uma suposta enchente no Rio Doce, que atingiria o município de Linhares (ES).  Como o conteúdo era falso, a coordenação de Eventos Críticos da ANA orientou as prefeituras a buscarem informações relacionadas ao nível dos rios somente em órgãos oficiais.  A reunião foi realizada via Teans e está disponível no canal da ANA no YouTube. 

Durante o encontro virtual, os órgãos ligados ao monitoramento de cheias, atualizaram a situação hidrometeorológica e apontaram perspectivas para os próximos dias.   

De acordo com o INMET, durante o mês de janeiro choveu mais do que o esperado em toda a Bacia do Rio Doce e a tendência é que o volume de chuvas diminua nas próximas semanas.  

PAPEL DOS CBHs 

O CBH Doce apoia atualmente o SGB/CPRM no levantamento de dados junto a diversas entidades, bem como na publicação dos resultados obtidos por meio de monitoramento e na aproximação dos municípios da área de abrangência do Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE). 

BOLETINS  

Os boletins emitidos pelo SGB/CPRM auxiliam na tomada de decisão frente a uma situação de risco e, consequentemente, impedem o compartilhamento de informações falsas relacionadas a enchentes durante o período chuvoso. O boletim de monitoramento pode ser acessado através deste link.  

MUNICÍPIOS MONITORADOS 

Na Bacia Hidrográfica do Rio Doce o sistema abrange 16 municípios que estão localizados na calha principal dos rios Piranga, Piracicaba e Doce, sendo eles: Açucena, Aimorés, Antônio Dias, Baixo Guandu, Colatina, Conselheiro Pena, Coronel Fabriciano, Galileia, Governador Valadares, Ipatinga, Linhares, Nova Era, Ponte Nova, Resplendor, Timóteo e Tumiritinga. 

A próxima reunião do grupo foi agendada para o dia 20 de fevereiro, mas poderá ser antecipada conforme o desenrolar da situação hidrometeorológica na Bacia do Rio Doce.

© 2016 CBH-Doce - Todos os direitos reservados

Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com