Reunião da CTCEA consolida pioneirismo dos Comitês do Rio Doce nos trabalhos de educação ambiental e comunicação

01/11

Com o propósito de concentrar os esforços, além de fortalecer e centralizar as discussões relacionadas aos trabalhos de comunicação e educação ambiental realizados pelos Comitês da Bacia do Rio Doce no território, foi realizada, no dia 28, na sede da Agedoce, em Governador Valadares, a primeira reunião da Câmara Técnica de Capacitação, Comunicação e Educação Ambiental (CTCEA). Os Comitês do Rio Doce estão entre os únicos do país a criarem uma câmara técnica dedicada exclusivamente ao aprofundamento de projetos e propostas relacionadas à Educação Ambiental, um dos temas de mais interesse dos colegiados.  

A reunião contou com a presença da equipe da Prefácio Comunicação, que apresentou o planejamento de comunicação e ações e estratégias a serem executadas ainda este ano.  

A CTCEA, instituída por meio da Deliberação nº 114/2023, é composta por representantes de cada um dos Comitê Afluentes da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, a fim de assegurar a participação de todos os CBHs, e conta com a participação permanente, como convidado, do representante da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), Luís Melo.  

Educação Ambiental em Foco 

Na primeira reunião da CTCEA, vários assuntos foram colocados em pauta. Destaque para a discussão sobre o Programa de Capacitação e Educação Ambiental para a Bacia Hidrográfica do Rio Doce. A ideia dos membros é levar o assunto para as escolas de ensino médio e fundamental dos municípios inseridos na bacia.  “É um prazer fazer parte da CTCEA, que, de forma pioneira, vai tratar, para além da comunicação e capacitação, sobre educação ambiental, com foco nos moradores que vivem no território da Bacia do Rio Doce. É um orgulho fazer parte dessa ação, que está sendo construída por várias mãos. Vamos juntos, que a luta é grande”, comentou Francisco de Assis, representante do CBH-Piranga e presidente da CTCEA.  

A vice-presidente do CBH-Caratinga Nádia Rocha sugeriu levar o tema para os pequenos produtores rurais inseridos na bacia. “É preciso incluir as pequenas comunidades nessas ações de educação ambiental. Não podemos nos esquecer deles”, afirmou. A ideia foi aclamada pelos demais membros da CTCEA.  

Um grupo foi criado para realizar um diagnóstico da bacia, com o objetivo de identificar as regiões que mais necessitam de capacitações sobre educação ambiental e mapear as iniciativas já existentes no território. O grupo será composto pelos membros: Dalbert de Almeida, Senisi Rocha, Flávia Dias, Geraldo Magela, além de um conselheiro indicado pelos comitês do Espírito Santo. A partir da coleta de informações, a CTCEA definirá as estratégias para implementação das capacitações, aliadas às atividades práticas, que foram sugeridas durante a reunião. 

Prefácio apresenta estratégias de Comunicação   

Após as definições e encaminhamentos sobre o Programa de Capacitação e Educação Ambiental, a equipe da Prefácio Comunicação: Ana Luiza Purri, Isabela Lobo, Eduardo Lima e Paula Magali, deram início à apresentação do Plano de Comunicação da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. Um momento ímpar, que contou com a colaboração de todos os membros da CTCEA, que parabenizaram as estratégias de comunicação levantadas pela Prefácio.   

Durante a reunião, foram apresentadas as etapas do Plano de Comunicação, a criação de novas redes, incluindo a apresentação do novo Instagram: “Comitês do Rio Doce”; a reestruturação do mailing; a unificação dos boletins (Newsletter Confluência); o projeto gráfico do novo site; o resultado do fortalecimento das ações in loco e a apresentação do projeto gráfico para a revista do comitê, prevista para ser entregue em dezembro, dentre outras ações.  

A apresentação foi além das expectativas. A troca de ideias e a participação ativa de todos os envolvidos resultaram em encaminhamentos produtivos, que serão inseridos no Plano de Comunicação.  

© 2016 CBH-Doce - Todos os direitos reservados

Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com