Nota do CBH-Doce pelo sétimo ano do rompimento da barragem de Fundão

05/11

Sete anos após uma das maiores tragédias ambientais já registradas no país, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce) manifesta sua solidariedade aos familiares e amigos das vítimas do rompimento da barragem de rejeitos de Fundão e à comunidade atingida e reitera seu compromisso em prol da melhoria contínua da qualidade e aumento da disponibilidade de água dos mananciais da bacia.

Neste período, os representantes do colegiado uniram esforços e potencializaram ações voltadas à preservação e recuperação da bacia. Entre as atividades desenvolvidas está a atualização do Plano de Recursos Hídricos (PIRH) e a elaboração da proposta de enquadramento dos corpos d’água da região – importantes ferramentas de gestão, que permitirão mais assertividade e melhores resultados dos projetos desenvolvidos pelo Comitê. Os documentos são instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos, instituída pela Lei Federal nº 9.433/97, e trazem um diagnóstico ambiental preciso sobre a situação ambiental do Rio Doce e seus afluentes, que nortearão as estratégias de recuperação do manancial.

Por meio da atualização do PIRH, que já está em fase de finalização, será possível conhecer as fragilidades ambientais do território da bacia e, a partir daí, hierarquizar ações, programas e projetos, sempre considerando a disponibilidade da água e a garantia de seus usos múltiplos.

Em 10 anos, além do rompimento da barragem, que interferiu não apenas nas características físicas do Rio Doce, mas também causou reflexos no âmbito social, cultural e econômico, atravessamos enchentes e períodos de estiagem intensos. Com a revisão do PIRH, vamos conseguir entender melhor tecnicamente quais as condições do Rio Doce, quais os impactos já percebidos dos nossos programas já implementados e teremos um cenário mais real para pensarmos o rio que queremos e podemos ter.

O Doce não morreu e estamos trabalhando para apoiar na sua recuperação. Para os próximos anos serão investidos cerca de R$ 145 milhões em projetos e programas, entre eles:

  • Projetos para sistemas de coleta e tratamento de esgotamento sanitário;
  • Iniciativa Rio Vivo, que englobam ações de proteção de nascentes, saneamento rural e construção de barraginhas;
  • Incremento da disponibilidade hídrica, para garantir a segurança hídrica de municípios da bacia do rio Doce;
  • Elaboração de projetos pilotos e implantação de Sistemas de Gerenciamento de Perdas de Água em Sistemas de Abastecimento de Água, utilizando inteligência artificial com capacitação dos atores envolvidos;
  • Programa de convivência com as cheias, com a contratação de sistema de prevenção de inundações, constituído pela modelagem hidrológica e hidráulica, o mapeamento das áreas inundáveis e o modelo de previsão de vazões de curto prazo.

Flamínio Guerra

Presidente do CBH-Doce

 

Prestação de serviço – Oficinas PIRH

 As Oficinas de Consolidação para finalização do diagnóstico do PIRH já estão agendadas e em realização. A participação da comunidade é muito importante, por isso, o CBH-Doce convida a todos:

07/11 – 08h30 às 12h /13h30 às 16h30 – Parque Municipal do Intelecto – Rua Chácara Fernando Jardim – Santo Antônio – Itabira/MG

08/11 – 8h30 às 12h / 13h30 às 16h30 – Avenida Dona Nenela, nº 146 – Bairro JK – João Monlevade/MG

09/11 – 8h30 às 12h /13h30 às 16h30 – Rua João Vidal de Carvalho, 295, Guarapiranga – Ponte Nova/MG

10/11 – 8h às 11h30 / 12h30 às 15h30 – Av. Moacir de Matos, 49 – Centro Caratinga/MG

11/11 – 8h30 às 12h / 13h30 às 16h30 – Rua Dr. Rubens Boechat de Oliveira, 310, Centro – Lajinha/MG

Todas as oficinas serão abertas ao público.

Saiba mais sobre as oficinas PIRH 

© 2016 CBH-Doce - Todos os direitos reservados

Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com