O Secretário Adjunto do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH Doce), Senisi Rocha (Instituto Soledade), participou da 3ª Reunião Extraordinária de 2023 do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus (CBH São Mateus), realizada no início de novembro. A reunião foi realizada online, e contou com a participação de conselheiros titulares que compõem o CBH São Mateus e do Coordenador do Fórum Mineiro de CBHs, Wilson Acácio.
O encontro foi aberto pelo presidente do CBH São Mateus e Secretário Municipal de Meio Ambiente de Mantena, Luiz Antônio Garcia. Entre os assuntos colocados em pauta, o destaque foi a apresentação sobre a Cobrança pelo Uso da Água. Na oportunidade, Senisi Rocha foi convidado para falar sobre a cobrança, instrumento de gestão previsto na Lei n. 9.433/97, que instituiu a Política Nacional dos Recursos Hídricos, e tem como objetivo incentivar o uso racional da água e gerar recursos financeiros para investimentos na recuperação e na preservação dos recursos hídricos.
“É uma honra para o CBH Doce receber esse convite. Somos um comitê de referência no cenário nacional, pois somos pioneiros na implementação de todos os instrumentos de gestão, Tive a oportunidade de apresentar os benefícios da cobrança, que são os investimentos feitos, a manutenção da entidade, o apoio aos CBHs e, sobretudo, a execução dos Programas e Projetos, que estão sendo efetivados na Bacia, de maneira muito exitosa, a partir do subsídio da cobrança”, comentou.
O presidente do CBH São Mateus, Luiz Garcia destacou que a participação do Senisi foi fundamental para que os conselheiros tomassem consciência do que são os instrumentos de gestão das águas, inclusive a cobrança. “Apesar da pequena quantidade de valor por litro d’água, mas, a cobrança traz uma segurança para estar aplicando Políticas Públicas de preservação das calhas dos nossos comitês. Então, eu deixo aqui a minha palavra de agradecimento pela importância que foi e a qualidade da sua palestra na nossa terceira reunião ordinária de 2023”, destacou.
CBH São Mateus
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus foi criado pelo Decreto nº 45.184 de 28/09/2009 e possui 40 conselheiros, dentre titulares e suplentes. É composto pelos municípios de Ataléia; Central de Minas; Frei Gaspar; Itabirinha; Itambacuri; Mantena; Mendes Pimentel; Nova Belém; Nova Módica; Ouro Verde de Minas; Pescador; São Félix de Minas; São João do Manteninha e São José do Divino.
Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com