Conselheiros participam de curso sobre monitoramento hídrico

18/04

Com o intuito de ampliar o conhecimento sobre a qualidade ambiental e a análise de parâmetros de qualidade da água de rios, e entendimento dos diferentes fatores que impactam o ambiente, membros do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce) e de seus afluentes estão participando do curso de Formação de Agentes Ambientais para Monitoramento Hídrico Participativo de Águas Superficiais (MHP). A atividade faz parte do programa Ciência Cidadã,realizado pela Unesco, em parceria com o CBH-Doce e a Fundação Renova.

Durante o curso, que tem carga horária de 72h, os alunos têm aulas teóricas e práticas, com encontros presenciais, envolvendo coletas e análises das águas da Bacia do Rio Doce. No último sábado, 15, os alunos participaram de uma aula prática em Governador Valadares, no auditório da FIEMG e, depois, de uma visita técnica ao Projeto VimVer da Fundação Renova. “Nosso objetivo é levar aos moradores ribeirinhos o conhecimento sobre a qualidade das águas do rio Doce e seus afluentes. O nosso anseio era estender o curso para toda bacia para que eles se sintam pertencentes ao território”, afirma a consultora da Unesco, Profª. Dra. Vera Lúcia de Miranda Guarda.

“Estamos satisfeitos em ver a adesão dos membros dos comitês. O curso visa à segurança hídrica, oferecendo aulas práticas para melhor compreender um laudo de análise de água, ou seja,  agrega muito, inclusive  para compreender melhor os termos técnicos”, destaca o presidente do CBH-Doce, Flamínio Guerra.

Ciência Cidadã

O Programa Ciência Cidadã na bacia do Rio Doce, oferecido por meio  do projeto de Monitoramento Hídrico Participativo – (MHP), apresenta como marco teórico a participação social considerada como condição essencial para a sua realização; a Educação Ambiental, que expressa a consciência coletiva; a sustentabilidade dos recursos hídricos, que condiciona o uso e preservação deles para as presentes e futuras gerações.

© 2016 CBH-Doce - Todos os direitos reservados

Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com