CBHs afluentes do Rio Doce empossam novos membros e elegem diretorias executivas

25/10

Os novos conselheiros da porção mineira da Bacia Hidrográfica do Rio Doce foram empossados entre os dias 16 e 20 de outubro. Os novos membros, titulares e suplentes, estarão à frente das ações e planejamentos dos comitês até 2027. Também foram eleitas as novas diretorias executivas dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos rios Piracicaba, Piranga, Santo Antônio, Suaçuí, Caratinga e Manhuaçu para conduzir os trabalhos até 2025.

Os novos membros são representantes de instituições do poder público estadual, municipal, sociedade civil organizada e usuários de recursos hídricos. Eles serão responsáveis por promover a gestão das águas de forma democrática, participativa e descentralizadas nas bacias onde estão inseridos.

Depois de empossados, os membros e a nova diretoria eleita estarão legalmente habilitados para discutir a situação dos mananciais e os problemas ambientais nas respectivas bacias, definir prioridades na aplicação de recursos, mediar conflitos pelo uso da água, dentre outras ações.

O Presidente do CBH-Doce, Flamínio Guerra, parabenizou os novos membros e ressaltou a importância do diálogo na gestão dos recursos hídricos. “Parabenizo os novos membros pela posse. Momento de reforçar o diálogo e compromisso, para exercermos, juntos, a cidadania e a gestão democrática das águas. Com a participação de todos, faremos a diferença na gestão e nas políticas públicas relacionadas aos recursos hídricos em todo o território da bacia do Doce”, disse.

Todo o processo eleitoral foi acompanhado pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM). “Esperamos que os novos conselheiros e as diretorias eleitas possam dar seguimento às ações que vinham sido desenvolvidas em suas respectivas bacias, visando à recuperação e a preservação dos recursos hídricos”, comentou Robson Santos, analista ambiental do Igam.

Colegiado eleito terá a missão de dar continuidade às ações previstas para cada comitê

As diretorias executivas dos comitês são compostas por presidente, vice-presidente, secretário e secretário adjunto. O colegiado tem a função de coordenar as ações do comitê por um período de dois anos (2023/2025).

Durante as posses, os presidentes eleitos e reeleitos destacaram o compromisso de manter a união entre os membros e ter mais proximidade com a sociedade civil nas ações e planejamentos do comitê.  Além disso, ressaltaram a importância de dar continuidade aos projetos, em especial o Rio Vivo e o Protratar.

CBH-Piranga

A nova diretoria do CBH-Piranga é formada por Carlos Eduardo Silva (Poder Público Estadual), que volta a presidir o CBH; Wanderci dos Reis Gomes (Sociedade Civil), que atuará como vice-presidente; Luiz Cláudio de Castro Figueiredo (Usuários), que será o secretário; e Francisco de Assis (Poder Público Municipal), no cargo de secretário-adjunto.

Retornando à presidência do CBH-Piranga, Carlos Eduardo Silva enfatizou o desafio de colocar em prática o trabalho de diagnóstico desenvolvido pelo comitê em prol da melhoria da qualidade e aumento da disponibilidade hídrica. “É um desafio muito grande, principalmente em um momento de discussão da implementação do nosso Plano Integrado de Recursos Hídricos. Precisamos, juntos, conseguir esse primeiro objetivo para garantir melhor qualidade de água na bacia. Enquanto presidente do CBH-Piranga, tive a oportunidade de discutir projetos de diagnósticos e prognósticos. Agora, retornando à presidência, entraremos na fase de execução. Temos certeza e esperança de que os novos membros empossados terão liberdade para discutir as melhores ações para a bacia”, disse.

CBH- Piracicaba

A nova diretoria do CBH-Piracicaba é composta pelo presidente, Jorge Martins, representando o segmento usuários; pelo vice-presidente, José Augusto Costa, do segmento Sociedade Civil; por Lucília Gomides, como secretária-executiva, representando o poder público municipal; e por David de Hollanda, que atuará como secretário-adjunto, representando o poder público estadual.

Este é o segundo mandato consecutivo do presidente Jorge Martins e, segundo ele, o objetivo é dar continuidade aos trabalhos que estão sendo desenvolvidos, além de promover o fortalecimento e reconhecimento social e ambiental do CBH-Piracicaba. “Nossa principal expectativa é atingir os objetivos previstos dentro do Comitê do Piracicaba.  Temos, também, a missão de colocar o comitê bem mais proativo dentro de todos os municípios da bacia e mostrar que estamos atuando com foco na melhoria da qualidade e aumento da disponibilidade hídrica. Aos novos membros, desejamos boas-vindas e agradecemos a participação no processo eleitoral”, disse.

CBH- Santo Antônio

A nova diretoria do CBH- Santo Antônio é composta pelo presidente, Gisleno Martins, representando o segmento do Poder Público Municipal; pelo vice-presidente, Tiago Moreira Augusto Costa, do segmento Usuários; por Jonas Magalhães, como secretário, representando o Poder Público Municipal; e por Silvia Maria, como secretária-adjunta, representando a Sociedade Civil.

Gisleno enfatizou a união entre conselheiros e diretoria para dar mais pluralidade aos trabalhos que precisam ser realizados. “O principal, neste momento, é manter a união. Estamos abertos a receber propostas dos demais membros do comitê a respeito da nossa bacia. Desejo boa sorte aos novos membros. Estaremos sempre à disposição e procurando  retribuir ao máximo a confiança depositada em nossa diretoria”, disse.

CBH- Caratinga

A nova diretoria, eleita para o exercício de 2023 a 2025, terá a seguinte composição: presidente, Thalles Castilho (Poder Público Municipal); vice-presidente, Nádia Rocha (Usuários); secretário, Sávio Nunes (Sociedade Civil) e secretária adjunta, Rosângela de Faria (Usuários).

De acordo com o presidente eleito, Thales Castilho, o primeiro passo da nova diretoria será estimular a maior participação dos conselheiros e da sociedade civil, através de cursos, palestras e oficinas, dando mais visibilidade ao comitê nos municípios. “Montamos um plano de trabalho visando melhorar o diálogo entre a sociedade civil e o comitê. Temos o intuito de, até o final da gestão, fazer uma nova expedição pelo Rio Caratinga da nascente até a foz e aproximar as entidades do comitê, por meio de cursos e oficinas, para que a comunidade entenda como está a nossa realidade”, disse.

CBH Manhuaçu

A disputa em chapa única reelegeu Genilson Silva para presidente (Poder Público Estadual); a vice-presidente, Flávia Dias (Sociedade Civil); Senisi de Almeida Rocha, que permanece no cargo de secretário (Sociedade Civil – InSol Instituto Soledade); e Toríbio Cordeiro Neto, que assume o cargo de secretário adjunto (Usuários). “Nosso foco é trabalhar a gestão do comitê, colocando a água como tema central no desenvolvimento do território, fomentando programas e projetos voltados à conservação do solo e da água. Ou seja, colocar em prática os instrumentos de gestão que já tínhamos em mãos”, comentou Genilson Silva em seu primeiro pronunciamento como presidente reeleito.

CBH- Suaçui

A nova diretoria, eleita para o exercício de 2023 a 2025, terá a seguinte composição: presidente, Hernani Ciro Santana (Sociedade Civil); vice-presidente, Ivan Fialho (Poder Público Municipal); Secretário, Demerson Muniz (Usuários) e secretário-adjunto, Rogério Diniz Melo (Poder Público Estadual).

“O nosso objetivo é dar continuidade aos trabalhos existentes, dando foco e voz aos conselheiros para ouvir toda a bacia de uma forma mais participativa. Daremos importância a cada programa e projeto, trazendo a responsabilidade dos conselheiros para estarem presente na hora das decisões e, assim, seremos o mais transparentes possível com toda a bacia do Suaçuí”, destacou o novo presidente, Hernani Santana.

Manual do Conselheiro

Além de discutir a situação dos mananciais e os problemas ambientais de sua bacia de abrangência, é dever do conselheiro seguir as diretrizes do comitê, disponíveis no manual do conselheiro, que pode ser acessado neste link.

GALERIA COMPLETA DE FOTOS DAS POSSES

© 2016 CBH-Doce - Todos os direitos reservados

Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com