CBH-Doce marca presença no Seminário Desenvolver o Vale do Rio Doce

23/10

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce), Flamínio Guerra, participou do Seminário Desenvolver Vale do Rio Doce, realizado em Governador Valadares, na última sexta-feira (20), no auditório do Colégio Genoma. Na ocasião, Flamínio foi convidado para palestrar sobre a presença do comitê no desenvolvimento sustentável no Vale do Rio Doce. A palestra contou com a colaboração do técnico da AGEDOCE – Entidade Delegatária às Funções de Agência de Água na Bacia do Rio Doce, Alex Cardoso.  

Durante a palestra, Flamínio Guerra destacou a evolução do CBH-Doce nos últimos anos, com destaque para a implementação da cobrança pelo uso da água, a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico, a atualização do Plano Integrado de Recursos Hídricos (PIRH-Doce) e, ainda, os resultados das iniciativas Rio Vivo e Protratar. “Nossa participação foi uma prestação de contas, mostrando as ações que vêm sendo desenvolvidas ao longo dos anos em prol da melhoria dos recursos hídricos.  Falar sobre o desenvolvimento regional do Vale do Rio Doce é incluir o CBH Doce como participante ativo”, ressaltou Flamínio.  

O secretário do CBH-Doce, Senisi Rocha (InSol – Instituto Soledade), destacou o compromisso do comitê no desenvolvimento regional do Vale do Rio Doce. “Foi uma oportunidade extremamente relevante, pois o CBH-Doce está ganhando cada vez mais espaço. Falar de desenvolvimento e sustentabilidade sem envolver a gestão dos recursos hídricos seria uma incoerência. Portanto, é importante estarmos inseridos em eventos dessa natureza”, disse.

O Seminário foi realizado em Governador Valadares, na última sexta-feira (20), no auditório do Colégio Genoma.

Ronivon Huebra, membro do CBH-Doce, também esteve presente no seminário e comentou sobre a contribuição do comitê para o desenvolvimento econômico. “É evidente que o seminário tem tudo a ver com as nossas ações. Enquanto comitê, é importante estarmos atuantes nas questões de desenvolvimento regional. Os recursos hídricos estão ligados a todos os setores da economia. Portanto, questões relacionadas ao desenvolvimento do estado precisam acontecer de forma sustentável. Ou seja, precisam atingir não só a economia, mas o meio ambiente, passando pela preservação dos recursos hídricos”, comentou.  

Além de lideranças políticas e comunitárias, o seminário contou com a presença do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, 

O seminário foi promovido pelo deputado federal Leonardo Monteiro (PT), em parceria com o Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg-Regional Rio Doce), Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares (ACE), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG-GV), Associação dos Municípios do Leste de Minas (Assoleste), Centro de Informação e Assessoria Técnica (CIAAT) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-GV).

 

© 2016 CBH-Doce - Todos os direitos reservados

Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com