CBH Doce avança na elaboração do Sistema de Previsões de Vazões e Níveis

18/12

Na tarde de terça-feira, 12, foi realizada reunião do Grupo de Trabalho de Cheias, instituído no âmbito da Câmara Técnica de Gestão de Eventos Críticos (CTGEC), do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce), para acompanhar a implementação do Subprograma de Convivência com Cheias. O encontro, que teve como objetivo apresentar o andamento das atividades do Programa de Segurança Hídrica e Eventos Críticos, contou com a participação de representantes do Sistema de Alerta de Eventos Críticos – SACE/CPRM, Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA); Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM); Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH); Municípios, Defesas Civis e Agedoce.

O Programa de Convivência com as Cheias prevê a realização de atividades de monitoramento, através de dados hidrométricos das estações fluviométricas e pluviométricas, registros da Defesa Civil e acompanhamento da ocupação de áreas de risco por imagens de satélite. Para o fortalecimento da ferramenta, o CBH Doce está investindo mais de R$ 1,3 milhão.

“As reuniões de acompanhamento do contrato do consórcio são importantes para uma avaliação conjunta dos produtos entregues pelas empresas. Além disso, marcam a atuação dos conselheiros do CBH Doce no acompanhamento do Subprograma de Convivência com Cheias. Nesta reunião, foram apresentados dados técnicos sobre o avanço na elaboração do sistema, que já está 50% concluído”, destaca o assessor da Agedoce, Alex Cardoso.

ATIVIDADES

Dentro do escopo do trabalho, está a atualização e sistematização das informações sobre a hidrologia, hidráulica fluvial e temas correlatos das regiões interessadas aos estudos, particularmente aqueles ligadas à análise de eventos extremos e pontos vulneráveis na bacia Rio Doce e seus principais afluentes. Também está contemplada a análise e compreensão do desencadeamento de cheias nas bacias hidrográficas dos rios Doce, Piracicaba, Piranga e Caratinga, identificando trechos críticos, visando ao desenvolvimento e implantação de um Sistema de Previsão de Cheias Operacional para a Bacia do Rio Doce.

 

© 2016 CBH-Doce - Todos os direitos reservados

Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com