Encontro de Integração consolida a força e união dos Comitês do Rio Doce em prol dos recursos hídricos

07/05/2024

Entre os dias 23 e 25 de Abril, Ouro Preto foi a “capital das águas”. A oitava edição do  Encontro de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Doce entrou para a história. Com tema: “Conexão e ação pelas nossas águas” e o viés da Educação Ambiental, o encontro foi sucesso e envolveu a participação de órgãos ligados à gestão hídrica em âmbito municipal, estadual e nacional. 

O Encontro de Integração é considerado um dos principais eventos promovido pelos comitês que integram a Bacia do Rio Doce, e tem como objetivo primordial a troca de conhecimentos e experiências, bem como o compartilhamento de boas práticas ambientais, sobretudo no que diz respeito ao cuidado e preservação dos rios que compõem a bacia.  

De acordo com Senisi Rocha, 1º vice-presidente do CBH-Doce, o encontro simboliza o coroamento das conquistas alcançadas pelos comitês ao longo do tempo.  

Ouro Preto encanta a todos por sua beleza histórica e cultural  

Pela primeira vez, o Encontro de Integração da Bacia do Rio Doce foi realizado em Ouro Preto. O evento foi organizado pelos comitês, com apoio da AGEDOCE  e  da Prefeitura, por meio da  Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município. O local escolhido foi o Paço da Misericórdia, um dos edifícios mais destacados da cidade, tanto por sua imponência arquitetônica quanto por sua importância histórica.  

Durante os três dias de encontro, a cidade recebeu todos os participantes de braços abertos. A recepção calorosa foi digna de aplausos, graças à dedicação do secretário municipal de meio ambiente e conselheiro dos CBHs Piranga e Piracicaba, Francisco de Assis Gonzaga, mais conhecido como Chiquinho. Durante o evento, ele exerceu o papel de “guia turístico”, auxiliando os demais participantes do encontro a localizar as melhores referências de Ouro Preto, incluindo uma participação especial com voz e violão no coquetel de abertura do encontro, ao lado do grupo Deitando o Cabelo, formado por alunos e professores da UFOP e da Universidade de Música Popular Bituca. Um espetáculo à parte que cativou a todos.  

No terceiro e último dia, o encontro foi finalizado com duas visitas técnicas. A primeira ao Parque Municipal das Andorinhas, que abriga lindas cachoeiras e paisagens representativas da Mata Atlântica e do Cerrado. A segunda visita foi ao Museu Boulieu, localizado no centro de Ouro Preto, ao lado do Paço da Misericórdia, que reúne um riquíssimo acervo de obras de arte barroca e sacra. 

Nova diretoria do CBH Doce é empossada 

A nova diretoria executiva do CBH Doce, que irá compor o mandato no biênio 2024/2026, foi eleita e empossada no dia 25 de abril, na 61ª Reunião Extraordinária do CBH-Doce, realizada durante a programação do Encontro de Integração. O novo presidente do colegiado será o capixaba José Carlos Loss Júnior, representante do Poder Público Municipal. 

Também foram empossados Senisi Rocha de Almeida, representando o Instituto Soledade (Sociedade Civil) – 1ª vice-presidente; Mariele Fioreze, representando a Suzano S.A (Usuários) – 2ª vice-presidente; Flaminio Guerra, representando a Prefeitura Municipal de Nova Era (Poder Público) –  secretário; Nádia Rocha Oliveira, representando a Associação Boa Fé (Sociedade Civil) – 1ª secretária-adjunta; e Maria Eduarda Fonseca, representando o SAAE de Itabira (Usuários) –  2ª secretária-adjunta.  

Cobertura da Comunicação 

Durante todo o evento, desde o planejamento da programação até o encerramento, coube à Prefácio a produção de peças de divulgação, assim como a criação da identidade visual e a cobertura jornalística e fotográfica do evento. Para que os conselheiros que não puderam estar presentes e os demais públicos de interesse ficassem por dentro dos paineis abordados, foi realizada a cobertura em tempo real no Instagram, Facebook e WhatsApp. O feedback da cobertura foi positivo e garantiu  engajamento nas redes sociais.

Campanha Agente do Doce é apresentada

Outro destaque da programação foi o lançamento da Campanha “Agente do Doce”, que tem como proposta contemplar nas ações de mobilização e comunicação dos diversos personagens que se propõem a cuidar do Rio Doce e que dependem das águas do manancial. 

A campanha foi apresentada por Ana Luiza Purri, diretora da Prefácio Comunicação. 

Confira abaixo a nossa galeria de imagens com os melhores momentos do Encontro de Integração:

© 2016 CBH-Doce - Todos os direitos reservados

Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com