CBH-Manhuaçu promove Dia de Campo do P22 em Ipanema

28/10

O município de Ipanema receberá, na próxima quinta-feira, 29 de outubro, o Dia de Campo do Programa de Incentivo ao Uso Racional da Água na Agricultura (P22), promovido pelo Comitê de Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu (CBH-Manhuaçu). O programa financia, por meio da utilização de recursos da cobrança pelo uso da água, a instalação, em propriedades selecionadas, de um aparelho que indica quando e quanto irrigar: o irrigâmetro. O objetivo do encontro é apresentar aos produtores rurais da região os resultados do P22, que, além de combater o desperdício de água no campo, também promove a economia de energia elétrica e a melhoria da qualidade dos produtos cultivados. O evento será realizado das 13h30 às 16h na fazenda do Sr.Edmundo Kahlmann Neto (Agropecuária Paraiso).

O Programa de Incentivo ao Uso Racional da Água na Agricultura (P22)

O programa identifica áreas irrigadas para a adoção de práticas de conservação e uso racional dos recursos hídricos na agricultura. Durante a implantação do programa, são desenvolvidas as seguintes etapas: verificação das condições das estruturas de captação de água e do sistema de irrigação e condução técnica da lavoura; caracterização física dos solos das áreas irrigadas; avaliação dos sistemas de irrigação; acompanhamento sistemático do manejo da irrigação em cada propriedade selecionada e a capacitação dos produtores quanto à necessidade de água exigida por cada cultura. As propriedades selecionadas recebem um irrigâmetro, aparelho desenvolvido e patenteado pela Universidade Federal de Viçosa, que permite ao produtor saber quando e quanto irrigar. O irrigâmetro fornece, de maneira simples, informações sobre o consumo de água da cultura e o tempo necessário de irrigação.

Confirma a Programação:

13h – Recepção, inscrição dos participantes e café

14h – Abertura do evento

14h30 – Palestras:

Palestra 1 – Manejo da Irrigação com o Uso do Irrigâmetro.

Palestrante: Gustavo de Castro Gonçalves, Especialista em Irrigação/ Consultor da Funarbe/UFV, Mestre em Engenharia Agrícola.

Palestra 2 – Manejo de Pastagens – Palestrante: Máskio Daros, Engenheiro Agrônomo da Emater/MG

Palestra 3 – Produção de Água na Propriedade Rural – Palestrante: Cesar Santos Carvalho, Engenheiro do Incaper Colatina/ES

16h:30 – Encerramento

Data: 29/10/2015
Local:
Edmundo Kahlmann Neto (Agropecuária Paraiso), em Ipanema

© 2016 CBH-Doce - Todos os direitos reservados

Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com