Iniciativa Rio Vivo anuncia marco importante no Projeto de Recuperação da Bacia do Rio Doce

26/04

Iniciativa Rio Vivo, programa voltado para a implementação de projetos hidroambientais e de saneamento rural na Bacia do Rio Doce, alcançou um marco importante com a conclusão do plano de trabalho. O projeto é um esforço colaborativo envolvendo CBHs, municípios/UGPs, AGEDOCE/Escola de Projetos e APLICAR, entre outros.

O Plano de Trabalho, que delineia todo o horizonte de execução e a quantidade total de intervenções, servirá como um roteiro para o progresso e o sucesso do projeto. O plano inclui objetivos, especificações e indicadores que foram definidos através de discussões alargadas entre todas as partes interessadas.

A APLICAR é a empresa contratada responsável pela execução das intervenções, e iniciará as atividades de campo em quatro municípios prioritários, sendo eles Água Boa, Serra Azul de Minas, Franciscópolis e Coluna. A quantidade mínima de intervenções a serem realizadas no período contratual de 15 meses incluirá 155 cercamentos de nascentes (P52), 154 implantações de sistemas de tratamento de esgoto doméstico (P42) e 8 construções de Barraginhas e/ou caixas secas.

Uma vez concluídas as intervenções nos outros cinco municípios, os projetos serão elaborados e executados até atingir a quantidade de intervenções previstas, totalizando 401 Cercamentos de nascentes (P52), 314 Implantações de sistemas de tratamento de esgoto doméstico (P42) e 8 construções de Barraginhas e/ou caixas secas.

A conclusão bem-sucedida desta etapa, com a elaboração do Plano de Trabalho, marca um passo significativo para a recuperação da Bacia do Rio Doce. Os CBHs terão papel fundamental para o sucesso do projeto, por meio da articulação com atores locais, produtores rurais e prefeitura.

O Programa de Controle das Atividades Geradoras de Sedimentos (P12), o Programa de Saneamento Básico (P42) e o Programa de Recomposição de APPs e Nascentes (P52) são três projetos dos Comitês da Bacia do Rio Doce reunidos na iniciativa Rio Vivo. A qualidade e a preservação do Rio Doce dependem dessa empreitada para preservar o rio vivo e saudável para as gerações futuras.

© 2016 CBH-Doce - Todos os direitos reservados

Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com