A maior área contínua de Mata Atlântica preservada em Minas Gerais completa 80 anos de fundação. Localizado nos municípios de Marliéria, Timóteo e Dionísio, o Parque Estadual do Rio Doce (PERD) é um verdadeiro santuário ecológico. Ao longo dos seus 36 mil hectares, o PERD tem os Rios Doce e Piracicaba como os principais corpos d’água presentes em seu território.
A unidade de conservação foi a primeira criada pelo Governo de Minas e abriga mais de 40 lagoas em seu território, proporcionando oportunidade de lazer e recreação aos visitantes, além de uma reconexão com a natureza por meio do contato com a flora, fauna e seus lagos naturais de água doce.
O local possui trilhas adequadas para as mais diversas idades, oportunidade para observação da vida silvestre, contemplação da natureza, passeios de barco, pedalinho e atividades de pesca esportiva. Além das atividades de lazer, o PERD ainda é palco de festivais e eventos culturais que acontecem todos os anos.
Geraldo Magela, conselheiro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba, ressaltou a importância e significado do PERD para toda a região. “É a pérola da Bacia do Piracicaba, a maior reserva de Mata Atlântica contínua do estado, um dos três maiores sistemas de lagoas que ocorre no Brasil. Portanto, vale muito comemorar esses 80 anos, espero que a gente trabalhe muito para manter e conservar essa preciosidade”, disse.
Nesse sentido, Flamínio Guerra, secretário do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, celebrou a existência e significado do Parque Estadual para o território. “Esse importante parque de Minas Gerais representa toda uma Bacia. O Parque Estadual do Rio Doce, com sua singularidade, traz toda a exuberância da Mata Atlântica, uma grandeza com mais de 40 lagoas, riqueza que representa muito bem todo o nosso território”, lembrou ele.
O evento que celebra os 80 anos do PERD acontecerá no próximo domingo, 14, e contará com uma programação aberta ao público.
Confira a programação completa de aniversário do PERD:
14/07 – Domingo
08h00 Recepção dos Convidados
09h00 Abertura do Evento – Contação de História
09h30 Cerimônia Solene
10h00 Lançamento Livro Bichos da Mata Atlântica – A Biodiversidade do PERD
10h10 Parabéns ao PERD
11h00 Feira de Artesanato e Atividades Ambientais infantis lúdicas e música ao vivo
Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com