CBH Doce realiza última reunião extraordinária do ano e traça metas para 2025

13/12/2024

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH Doce) realizou nesta terça-feira (10), a última Reunião Extraordinária do ano. O encontro ocorreu de forma telepresencial na sede da Entidade Delegatária e Equiparada às funções de Agência de Água da Bacia do Rio Doce (AGEDOCE) e discutiu o balanço das atividades desenvolvidas ao longo de 2024, apresentação do modelo de Relatório de Implementação do PIRH Doce, desembolsos do Plano Orçamentário Anual (POA), alinhamentos sobre o remanejamento de rubricas do PAP-Doce, além da agenda de atividades do comitê em 2025. 

Com a agenda repleta de eventos para 2025, os membros e diretoria do CBH Doce fizeram um balanço das atividades realizadas ao longo de 2024 e traçaram as metas para o próximo ano.  

A primeira deliberação foi relacionada às novas alterações nas diretrizes das Câmaras Técnicas do comitê.  Na sequência, o técnico da Escola de Projetos, Adriano Ferreira apresentou o modelo de Relatório de Implementação do Plano Integrado de Recursos Hídricos (PIRH Doce). “Esse modelo já foi discutido internamente com a Agedoce, órgãos gestores de recursos hídricos e as câmaras técnicas. Coletamos algumas contribuições para chegar neste protótipo, que estamos apresentando para os membros dos comitês. O objetivo é ter um modelo simples e objetivo para que o leitor consiga entender o documento e as ações do PIRH”, explicou. 

O encontro ocorreu de forma telepresencial na sede da Entidade Delegatária e Equiparada às funções de Agência de Água da Bacia do Rio Doce (AGEDOCE)

Reuniões em 2025 

Estão previstas para acontecer em 2025 seis reuniões da diretoria executiva do CBH Doce, quatro reuniões plenárias, divididas em online e presencial, duas reuniões da diretoria colegiada, duas reuniões do grupo de acompanhamento do contrato de gestão, três reuniões da Câmara Técnica de Integração (CTI), quatro reuniões da Câmara Técnica Institucional e Legal (CTIL), quatro reuniões da Câmara Técnica de Capacitação, Comunicação e Educação Ambiental (CTCEA) e quatro reuniões da Câmara Técnica de Gestão de Eventos Críticos do CBH Doce (CTGEC). 

Além dos eventos previstos no calendário de 2025, foi sugerido a realização de um seminário da CTGEC sobre o Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Doce, voltado para os coordenadores de Defesas Civis na bacia. 

A secretaria executiva da Agedoce também apresentou a agenda de eventos programados para 2025. O primeiro compromisso será a visita aos novos gestores municipais eleitos na bacia, previsto para acontecer entre março e maio. 

Já o 9º Encontro de Integração está previsto para ser realizado na primeira semana de maio, em Colatina (ES). Também devem ser realizadas 28 oficinas de educação ambiental entre os meses de maio a julho, além da participação em encontros fixos, como o Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB) e Fórum Mineiro de Comitês de Bacia (FMCBH). 

Investimentos realizados e previstos na bacia 

Entre as pautas da reunião estavam a apresentação do Plano Orçamentário Anual (POA) 2024, com os desembolsos feitos até o mês de outubro. De acordo com levantamento da Agedoce, o comitê desembolsou no período cerca de R$ 24 milhões, destinados às atividades de fortalecimento da Gestão de Recursos Hídricos, o que representa 49% da meta financeira. Segundo a agência, a expectativa é de que, até o final do ano, o valor desembolsado chegue a R$38 milhões. 

Já para a agenda setorial, que contempla três diferentes frentes (recuperação da qualidade da água, gestão da demanda e proteção e conservação dos recursos hídricos, com destaque para as iniciativas Rio Vivo e Protratar, que contemplam ações de incremento hídrico e de universalização do saneamento), já foram alcançadas 99,5% da meta prevista. “Em 2024 foram executadas 1.176 ações, chegando a um total de 2.295 ações executadas desde 2021, dentre projetos e obras na Bacia do Rio Doce”, explicou Alex Cardoso, assessor da diretoria da Agedoce. 

No que se refere às metas físicas relacionadas à manutenção das atividades da entidade delegatária e de apoio ao comitê, o CBH Doce já bateu a meta de 100%.  “Foram muitos desafios conquistados ao longo de 2024, investimentos diretos na segurança hídrica, no Sistema de Alerta de Cheias, Rio Vivo e Protratar.  O Doce passou a ser efetivamente o primeiro comitê a ter todos os instrumentos de gestão aprovados e fica para o próximo ano o desafio de conseguir implementá-los. Gostaria de adiantar e desejar um feliz natal e um próspero ano novo para os nossos conselheiros. Que em 2025 a gente continue caminhando juntos em prol da melhoria da quantidade e qualidade das nossas águas”, concluiu Loss. 

© 2016 CBH-Doce - Todos os direitos reservados

Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com