O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH Doce) realizou nesta terça-feira (10), a última Reunião Extraordinária do ano. O encontro ocorreu de forma telepresencial na sede da Entidade Delegatária e Equiparada às funções de Agência de Água da Bacia do Rio Doce (AGEDOCE) e discutiu o balanço das atividades desenvolvidas ao longo de 2024, apresentação do modelo de Relatório de Implementação do PIRH Doce, desembolsos do Plano Orçamentário Anual (POA), alinhamentos sobre o remanejamento de rubricas do PAP-Doce, além da agenda de atividades do comitê em 2025.
Com a agenda repleta de eventos para 2025, os membros e diretoria do CBH Doce fizeram um balanço das atividades realizadas ao longo de 2024 e traçaram as metas para o próximo ano.
A primeira deliberação foi relacionada às novas alterações nas diretrizes das Câmaras Técnicas do comitê. Na sequência, o técnico da Escola de Projetos, Adriano Ferreira apresentou o modelo de Relatório de Implementação do Plano Integrado de Recursos Hídricos (PIRH Doce). “Esse modelo já foi discutido internamente com a Agedoce, órgãos gestores de recursos hídricos e as câmaras técnicas. Coletamos algumas contribuições para chegar neste protótipo, que estamos apresentando para os membros dos comitês. O objetivo é ter um modelo simples e objetivo para que o leitor consiga entender o documento e as ações do PIRH”, explicou.
Reuniões em 2025
Estão previstas para acontecer em 2025 seis reuniões da diretoria executiva do CBH Doce, quatro reuniões plenárias, divididas em online e presencial, duas reuniões da diretoria colegiada, duas reuniões do grupo de acompanhamento do contrato de gestão, três reuniões da Câmara Técnica de Integração (CTI), quatro reuniões da Câmara Técnica Institucional e Legal (CTIL), quatro reuniões da Câmara Técnica de Capacitação, Comunicação e Educação Ambiental (CTCEA) e quatro reuniões da Câmara Técnica de Gestão de Eventos Críticos do CBH Doce (CTGEC).
Além dos eventos previstos no calendário de 2025, foi sugerido a realização de um seminário da CTGEC sobre o Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Doce, voltado para os coordenadores de Defesas Civis na bacia.
A secretaria executiva da Agedoce também apresentou a agenda de eventos programados para 2025. O primeiro compromisso será a visita aos novos gestores municipais eleitos na bacia, previsto para acontecer entre março e maio.
Já o 9º Encontro de Integração está previsto para ser realizado na primeira semana de maio, em Colatina (ES). Também devem ser realizadas 28 oficinas de educação ambiental entre os meses de maio a julho, além da participação em encontros fixos, como o Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB) e Fórum Mineiro de Comitês de Bacia (FMCBH).
Investimentos realizados e previstos na bacia
Entre as pautas da reunião estavam a apresentação do Plano Orçamentário Anual (POA) 2024, com os desembolsos feitos até o mês de outubro. De acordo com levantamento da Agedoce, o comitê desembolsou no período cerca de R$ 24 milhões, destinados às atividades de fortalecimento da Gestão de Recursos Hídricos, o que representa 49% da meta financeira. Segundo a agência, a expectativa é de que, até o final do ano, o valor desembolsado chegue a R$38 milhões.
Já para a agenda setorial, que contempla três diferentes frentes (recuperação da qualidade da água, gestão da demanda e proteção e conservação dos recursos hídricos, com destaque para as iniciativas Rio Vivo e Protratar, que contemplam ações de incremento hídrico e de universalização do saneamento), já foram alcançadas 99,5% da meta prevista. “Em 2024 foram executadas 1.176 ações, chegando a um total de 2.295 ações executadas desde 2021, dentre projetos e obras na Bacia do Rio Doce”, explicou Alex Cardoso, assessor da diretoria da Agedoce.
No que se refere às metas físicas relacionadas à manutenção das atividades da entidade delegatária e de apoio ao comitê, o CBH Doce já bateu a meta de 100%. “Foram muitos desafios conquistados ao longo de 2024, investimentos diretos na segurança hídrica, no Sistema de Alerta de Cheias, Rio Vivo e Protratar. O Doce passou a ser efetivamente o primeiro comitê a ter todos os instrumentos de gestão aprovados e fica para o próximo ano o desafio de conseguir implementá-los. Gostaria de adiantar e desejar um feliz natal e um próspero ano novo para os nossos conselheiros. Que em 2025 a gente continue caminhando juntos em prol da melhoria da quantidade e qualidade das nossas águas”, concluiu Loss.
Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com