Oficina sobre avaliação da implementação de planos de recursos hídricos recebe inscrições até 4 de setembro

22/08

Em 20 de setembro, terça-feira, das 14h30 às 17h30, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico realizará oficina com o tema Avaliação da Implementação de Planos de Recursos Hídricos. O evento acontecerá por meio da plataforma Microsoft Teams e abordará a importância do monitoramento e das avaliações anuais dos planos de recursos hídricos, que são documentos de planejamento com diretrizes para que as águas das bacias hidrográficas tenham qualidade e quantidade adequadas para os usos que dependem do recurso. As vagas para a oficina são limitadas e as inscrições podem ser realizadas até 4 de setembro pelo link http://bit.ly/OAPRH2022IN.

O encontro é voltado sobretudo para gestores que trabalham com esses planos em órgãos gestores estaduais de recursos hídricos, membros de comitês de bacias hidrográficas e servidores de entidades delegatárias das funções de agências de água. Durante a oficina a ANA também apresentará o Manual para Avaliação da Implementação de Planos de Recursos Hídricos, que foi publicado em 2021 como instrumento para aplicação de metodologia de avaliação de desempenho.

Em 14 de junho, também sobre a temática dos planos, a ANA realizou o webinário Monitoramento e Avaliação da Implementação de Planos de Recursos Hídricos. Durante o evento, transmitido por meio do canal da ANA no YouTube, foi apresentado o método qualitativo e quantitativo para analisar o desempenho da implementação de planos de recursos hídricos.

Para mais informações sobre a oficina Avaliação da Implementação de Planos de Recursos Hídricos, envie mensagem para capacitacao@ana.gov.br.

Planos de recursos hídricos

Previstos pela Política Nacional de Recursos Hídricos, os planos de recursos hídricos são documentos que definem a agenda das águas de uma região, incluindo informações sobre ações de gestão, projetos, obras e investimentos prioritários numa bacia hidrográfica ou num conjunto de bacias. Além disso, fornecem dados atualizados que contribuem para o enriquecimento das bases de dados da ANA e, consequentemente, para a gestão das águas.

A partir de uma visão integrada dos diferentes usos diferentes usos da água, os planos são elaborados em três níveis: bacia hidrográfica, nacional e estadual. Esses documentos também contam com o envolvimento de órgãos governamentais, da sociedade civil, dos usuários e de diversas instituições que participam do gerenciamento dos recursos hídricos. Saiba mais em: www.gov.br/ana/pt-br/assuntos/gestao-das-aguas/planos-e-estudos-sobre-rec-hidricos.

 

 

Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103

© 2016 CBH-Doce - Todos os direitos reservados

Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com