Deliberações que instituem as Câmaras técnicas do CBH-Barra Seca e Foz do Rio Doce são aprovadas em plenária

01/09

No último encontro do CBH-Barra Seca e Foz do Rio Doce, realizado no dia 23 de agosto, em Jaguaré/ES, foram empossados os membros habilitados no processo eleitoral complementar. Agora, Marcio Elias dos Santos Ferreira, representante do Instituto Ambiental Vale e Geraldo Ferreguette, da Sociedade Espiritossantense de Engenheiros Agrônomos (SEEA), fazem parte do colegiado.

Também foi debatido o acordo de cooperação comunitária (ACC) de Jaguaré e a gestão das barragens do córrego do Cupido Novo, além das deliberações que instituem, em caráter permanente, a Câmara Técnica de Programas e Projetos (CTPP) e a Câmara Técnica Institucional Legal (CTIL).

Projeto observando Rios

Uma equipe da ONG SOS Mata Atlântica, convidada pela CTPP, apresentou o projeto “Observando Rios”, para o Córrego das Pedras, em Linhares. “O projeto reúne e mobiliza comunidades em torno da qualidade da água de rios, córregos e outros corpos d’água.”, explicou Tiago Felix da Silva, representante de SOS Mata Atlântica. A iniciativa é aberta à população, que pode participar dos grupos de monitoramento já existentes ou ajudar a criar novos grupos em rios próximos a escolas, igrejas e outros centros comunitários. O monitoramento das águas é realizado com um kit desenvolvido pela ONG e os grupos fazem a medição uma vez por mês e enviam os resultados pela internet.

Conheça o programa: https://www.sosma.org.br/projeto/observando-os-rios/

PDF com a apresentação

Assuntos gerais

Para finalizar o encontro, a presidente do CBH, Dolores Colle, ressaltou a importância de que conselheiros justifiquem a ausência nas reuniões, pois duas faltas consecutivas sem a devida justificativa podem levar à  exclusão do membro, além de impossibilitar a participação efetiva de instituições que poderiam estar engajadas nas atividades do comitê.

Ao final do evento, foi informado aos membros que Linhares será sede o Encontro de Integração dos Comitês da Bacia do Rio Doce deste ano. O encontro, que será realizado nos dias  18 e 19 de outubro, terá a participação de oito membros de cada CBH.

Veja a pauta completa do encontro: https://www.cbhdoce.org.br/eventos/23-08-2017

Galeria de fotos

© 2016 CBH-Doce - Todos os direitos reservados

Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com