Cheia do Rio Doce: veja as previsões e monitoramentos apresentados nesta quarta-feira, 11/01

11/01

Os monitoramentos atualizados foram apresentados em reunião solicitada pelo CBH-Doce

Em função das fortes chuvas que tem provocado inundações, a pedido do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) realizou na tarde desta quarta-feira, dia 11 de janeiro, a 4ª Reunião da Sala de Acompanhamento da Cheia do Doce 2022/2023.

A presidenta da Câmara Técnica de Gestão de Eventos Críticos (CTGEC) do CBH-Doce, Ariane Kelly, destaca que o encontro é fundamental para promover o alinhamento de informações junto a instituições federais, estaduais e municipais sobre as operações neste momento de crise. “A instalação da Sala se dá a pedido do CBH-Doce e reúne o Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) entre outros.”

 

“A situação é de prudência. Mesmo com a tendência de estabilização do nível do rio, chuvas ainda são previstas, caso aconteça, inundações tendem a continuar”, alerta a presidenta da CTGEC. 

 

Chuvas

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) a previsão de chuvas esperadas para a região do rio Doce entre os dias 11/01 e 17/01 é de acumulados de até 150,0 mm. Em um período maior, entre 11/01 e 27/01 é de acumulados de até 250,0mm.

A tendência é confirmada pelo Cemaden, a previsão é de que as chuvas persistam, com acumulados acima da média – destaque para pancadas na parte alta da bacia nos próximos três dias. O destaque é que a Zona de Convergência do Atlântico Sul – que tem influenciado as chuvas, tende a se deslocar para a região Sul do país. 

Após 27/01 o cenário é de normalidade, mas situações de chuvas pontuais ainda são registradas o que provoca oscilações.

 

Nível dos rios

O SGB/CPRM, responsável pelos pontos de monitoramento do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Doce apresentou a seguinte situação:

 

Ponte Nova (Rio Piranga)

Rio na cota de inundação com tendência a abaixar.

 

Nova Era, Antônio Dias (Rio Piracicaba)

Situação de estabilização.

 

Naque Velho (Rio Santo Antônio)

O rio continua respondendo às chuvas, com tendência de voltar a normalidade.

 

Valadares

O rio está entrando em normalidade, a tendência é que continue abaixando gradualmente.

 

Tumiritinga

A tendência é de diminuição do nível do rio de forma gradual.

 

Colatina

Com o grande acumulado de chuvas na região de Manhuaçu, o rio em Colatina começou a subir de forma antecipada, mas nas próximas horas, caso chuvas não sejam registradas, a tendência é de estabilização.

 

Linhares

A tendência é de que o cenário de Colatina se repita em Linhares. O rio nos próximos dias tende a estabilizar.

 

 

Clique aqui e assista a reunião

Informações atualizadas em 11/01/23 às 16h.

© 2016 CBH-Doce - Todos os direitos reservados

Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com