Conceição do Mato Dentro recebe seminário do CBH-Santo Antônio

23/03

IMG_3873

O encontro teve como tema as Políticas Públicas e a Gestão de Recursos Hídricos

O seminário Políticas Públicas e Gestão de Recursos Hídricos, promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Santo Antônio (CBH-Santo Antônio), recebeu membros do CBH, autoridades e convidados no dia 18 de março, em Conceição do Mato Dentro. O objetivo foi discutir questões relativas aos instrumentos que regulam o uso e conservação da água no país.

Após as boas vindas, o membro da diretoria do CBH-Santo Antônio e secretário de Meio Ambiente de Conceição do Mato Dentro, Sandro Lage, apresentou informações sociais, ambientais, turísticas e econômicas, além de projetos desenvolvidos no município.

O analista em geoprocessamento da Secretaria de Meio Ambiente de Conceição do Mato Dentro, Igor Ferreira, também participou do encontro e falou sobre a estruturação pela prefeitura de um banco de dados geográficos utilizados em projetos na bacia. Igor Ferreira também falou sobre o programa Águas de Mato Dentro, que prevê, entre outros pontos, a contratação de empresas para a execução de projetos voltados ao abastecimento e esgotamento sanitário nos distritos do município.  Temas como a gestão de resíduos sólidos no município também foram abordados no encontro por representantes da Secretaria.

O segundo secretário do CBH e representante da Anglo American, Leonardo Mitre, falou sobre a Governança da Gestão de Recursos Hídricos. Entre os pontos abordados, Mitre destacou o desenvolvimento de estudos técnicos na bacia como instrumento de gestão. Os dados resultados dos estudos são gerenciados por um sistema, que armazena o conteúdo e desenvolve cálculos de referência, de forma a facilitar a aplicação e entendimento dos mesmos. Segundo Leonardo, para a Governança de Recursos Hídricos é importante conhecer os recursos hídricos, monitorar os corpos d’água, conhecer o balanço hídrico, participar de discussões sobre o assunto, armazenar e avaliar informações da bacia, além de contar com uma equipe técnica para a análise dos dados.

A palestra Práticas de conservação do solo e da água foi ministrada pela engenheira agrônoma da Emater, Adriana Amaral Papatella. Durante a apresentação, os participantes puderam conhecer algumas práticas para a melhoria da conservação do solo e da água como a rotação de culturas, o planejamento do calendário de plantio, fertilização do solo, cuidados na irrigação e proteção contra erosão.

O veterinário da Emater, Carlos Frederico Caldeira de Abreu, último palestrante do dia, falou sobre a Recuperação de pastagens e áreas degradadas. Segundo Abreu, estima-se que 90% das pastagens de Conceição do Mato Dentro sejam degradadas. A degradação pode ser causada por fatores como o manejo inadequado, invasão de plantas indesejáveis, fala de adaptação da espécie semeada no meio, baixa fertilidade do solo e incompatibilidade entre as espécies.

© 2016 CBH-Doce - Todos os direitos reservados

Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com