CBH-Caratinga comemora Dia Mundial da Água com visita à nascente do rio Caratinga

24/03

Evento também será marcado pelo lançamento do Programa de Recomposição de APPs e Nascentes

Como parte das comemorações do Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Caratinga (CBH-Caratinga) promoverá uma visita à nascente do Rio Caratinga no município de Santa Bárbara do Leste. O encontro reunirá alunos do 6º ano de escolas dos municípios mais próximos  e será marcado pelo lançamento do Programa de Recomposição de APPs e Nascentes (P52). O objetivo é colocar em pauta questões relacionadas à preservação dos recursos hídricos e promover um trabalho de conscientização junto aos alunos presentes sobre a importância das nascentes na melhoria da qualidade e quantidade de água do Rio Caratinga e de toda a bacia. Para o evento também foram convidados prefeitos dos municípios que compõem o CBH-Caratinga e autoridades.

O evento será realizado no dia 25 de março, às 8h, no sítio do Sr. João Vidal, que fica localizado no Córrego do Peão, Zona Rural do município de Santa Bárbara do Leste.

Programa de Recomposição de APPs e Nascentes

Responsáveis pela manutenção dos rios e córregos, as nascentes são decisivas na qualidade e quantidade de água. A fim de garantir que as nascentes forneçam água de forma abundante e ininterrupta, um programa foi colocado como prioridade nas ações do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Caratinga – o Programa de Recomposição de APPs e Nascentes (P52).

O programa trabalha, através de parceria com os produtores rurais, a recomposição e recuperação de matas ciliares e topos de morro nas propriedades rurais da bacia, além do cercamento de olhos d´água.

Como funciona?

1)            Cadastramento dos produtores rurais;

2)            Visita técnica à propriedade rural;

3)            Mapeamento para o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Programa Reflorestar;

4)            Assinatura do Contrato de Pagamento por Serviços Ambientais;

5)            Recuperação ambiental das propriedades.

© 2016 CBH-Doce - Todos os direitos reservados

Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com