Agricultores de Linhares se reúnem para apresentação do Programa de Incentivo ao Uso Racional da Água na Agricultura (P22)

10/11

Produtores rurais, professores e empresários da região de Linhares, que pertence à região do CBH-Pontões e Lagoas do Rio Doce, se reuniram, no dia 10 de novembro, na sede do Sindicato dos Produtores Rurais, Agricultores e Agricultoras de Linhares e Sooretama para uma palestra sobre o Programa de Incentivo ao Uso Racional da Água na Agricultura (P22). O evento, promovido pelo comitê, também contou com a participação de conselheiros e representantes da Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH).

A palestra foi ministrada pelo Professor Marcio Motta, um dos criadores do irrigâmetro, equipamento fornecido ao produtor participante do programa, que indica o tempo e a quantidade correta de água para irrigar, possibilitando economia de água, energia elétrica e aumento da produção.

Antônio Ruy, vice-presidente do CBH-Pontões e Lagoas do Rio Doce, destacou a participação dos produtores e a importância de que todos conheçam as atividades realizadas pelo comitê. “Recebemos produtores e professores da região para esse encontro e todos se mostraram dispostos a conhecer e entender o funcionamento do P22. Ficamos orgulhosos, pois também foi uma oportunidade para apresentar à comunidade o papel do comitê”, enfatizou.

Conheça o programa:

O Programa de Incentivo ao Uso Racional da Água na Agricultura (P22) identifica áreas irrigadas para a adoção de práticas de conservação e uso racional dos recursos hídricos na agricultura. Durante a implantação do programa, são desenvolvidas as seguintes etapas: verificação das condições das estruturas de captação de água, as condições do sistema de irrigação e condução técnica da lavoura; caracterização física dos solos das áreas irrigadas; avaliação dos sistemas de irrigação; acompanhamento sistemático do manejo da irrigação em cada propriedade selecionada;  e a capacitação dos produtores quanto à necessidade de água nas culturas. Cada propriedade selecionada recebe um irrigâmetro, aparelho desenvolvido e patenteado pela Universidade Federal de Viçosa, que permite ao produtor saber quando e quanto irrigar. O irrigâmetro fornece, de maneira simples, informações sobre o consumo de água da cultura e o tempo necessário de irrigação.

© 2016 CBH-Doce - Todos os direitos reservados

Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com