Nova diretoria do CBH-Caratinga é eleita

27/11

IMG_5751

Encontro marca fechamento das atividades do Comitê em 2015

Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Caratinga se reuniram, no dia 26 de novembro, para a realização das últimas reuniões ordinária e extraordinária do plenário em 2015. O primeiro encontro marcou a eleição da nova diretoria do Comitê para o exercício de 2016 e 2017. Já a reunião ordinária contou com a apresentação das atividades do IBIO-AGB Doce – entidade delegatária e equiparada às funções de agência de água na Bacia do Rio Doce, a aprovação do calendário de atividades e plano de trabalho para 2016 e a proposta de criação de brigadas voluntárias na Bacia do Rio Caratinga.

Processo eleitoral

Coordenado pela comissão eleitoral, o processo de escolha da nova diretoria marcou a primeira etapa de reuniões do CBH-Caratinga. Uma única chapa foi inscrita e aprovada por aclamação. A nova diretoria, eleita para o exercício de 2016 e 2017, teve a seguinte composição: presidente – Ronevon Huebra, vice-presidente – Wilson Guilherme Acácio, secretária executiva – Nádia de Oliveira Rocha, secretário adjunto de Relações Institucionais – João Alves Filho, secretário adjunto de Câmaras Técnicas – Murilo Auter Tavares e secretário adjunto de Finanças – Valter Andrade.  Segundo o novo presidente do CBH, Ronevon Huebra, assumir a nova diretoria “é um desafio agora ainda maior com o episódio de Mariana e, o que for feito na Bacia do Rio Caratinga, vai refletir diretamente no Rio Doce”. Huebra ainda destacou como resultado do trabalho da última diretoria o financiamento da elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico de 23 municípios da Bacia do Rio Caratinga, por meio do Programa de Universalização do Saneamento (P41). Já a ex-presidente e atual secretária executiva, Nádia Rocha, destacou que “o período em que estive na presidência foi diferenciado, pois foi uma gestão partilhada com os membros do comitê e nós queremos continuar desta forma, aperfeiçoando a nossa democracia interna e a plenária das águas, não esquecendo o Rio Doce”. O vice-presidente do Comitê, Wilson Acácio, elogiou o modelo de gestão da diretoria, onde há delegação e compartilhamento de decisões.

Atividades previstas para 2016

Entre as atividades previstas para o próximo ano, estão a realização de reuniões nos meses de fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e novembro, além de reuniões extraordinárias conforme demanda; a participação no Fórum Mineiro de Comitês, V Encontro de Integração da Bacia do Rio Doce e XVIII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas; treinamento dos membros; ações de mobilização e acompanhamento das atividades dos programas priorizados no Plano de Aplicação Plurianual para o exercício de 2016 a 2020.

Balanço das ações da agência de água

A analista do IBIO-AGB Doce – entidade delegatária e equiparada às funções de agência de água na Bacia do Rio Doce, Juliana Vilela, apresentou o balanço das atividades da agência no ano de 2015. Foram disponibilizadas aos membros informações sobre os objetivos e metas do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce (PIRH Doce); metas, programas e ações prioritárias do Plano de Aplicação Plurianual para o exercício de 2012 a2015. Também foi apresentado o valor investido e o balanço do andamento das atividades de programas como o de Universalização do Saneamento (P41), de Incentivo ao Uso Racional da Água na Agricultura (P22), de Recomposição de APPs e Nascentes (P52), entre outros. 

Informes gerais

Finalizando o encontro, durante os informes gerais, foi proposto por membros do Comitê o financiamento pelo Comitê da elaboração de projetos para a criação de brigadas de incêndio na Bacia do Rio Caratinga. Uma solicitação será enviada ao IBIO-AGB Doce para verificar, junto ao setor jurídico, a existência de programas inseridos no Plano Integrado de Recursos Hídricos (PIRH) e no Plano de Ação de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Caratinga que possam contemplar a ação. Caso haja viabilidade da implementação do programa, será proposta a alocação de recursos no Plano de Aplicação Plurianual. Também foi informado aos membros que experiência da empresa que está executando a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico dos municípios da Bacia do Rio Caratinga, contemplados pelo Programa de Universalização do Saneamento, será apresentada aos 36 comitês mineiros, durante a última reunião do Fórum Mineiro de Comitês, que será realizada nos dias 9 e 10 de dezembro, em Belo Horizonte.

© 2016 CBH-Doce - Todos os direitos reservados

Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com