Município de Belo Oriente é contemplado com recursos da ANA

08/03

O esforço de uma equipe da prefeitura de Belo Oriente, município que pertence à Bacia Hidrográfica do Rio Santo Antônio, levou a cidade a ser contemplada com recursos da Agência Nacional de Água (ANA) para o Programa Produtor de Água, que estimula o pagamento de serviços ambientais aos produtores rurais da região.

A conquista foi apresentada aos parceiros durante um encontro realizado no dia 06 de março. Além de representantes das instituições que farão parte do projeto e da prefeitura, também participaram da cerimônia o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Santo Antônio, Felipe Benício Pedro e conselheiros do comitê.

A ANA recebeu 224 projetos de conservação de água e solo de todo o Brasil, que foram submetidos à análise e seleção. Ao final, 36 projetos foram classificados e receberão um repasse de até R$ 1 milhão.  O projeto de Belo Oriente conquistou o 19º lugar e receberá um total de R$ 977 mil. Veja a lista completa dos contemplados no site.

Em contrapartida, os municípios selecionados deverão contribuir com apoio financeiro para as ações, bem como  implementar sistemas de pagamento por serviços ambientais (PSA).

Produtor de Água

O Programa Produtor de Água foi lançado pela ANA em 2001 e tem foco no estímulo à política de pagamento por serviços ambientais voltados para a proteção hídrica no Brasil. A iniciativa estimula práticas conservacionistas em propriedades rurais de forma a melhorar a qualidade da água e aumentar sua vazão, revitalizando as bacias hidrográficas. O Produtor de Água consiste em remunerar o produtor rural com valores proporcionais aos serviços ambientais prestados, que beneficiam a sociedade que vive numa determinada bacia hidrográfica, além de oferecer assistência técnica para a recuperação ambiental da propriedade. A iniciativa apoia projetos que busquem reduzir a erosão e o assoreamento de mananciais no meio rural em parceria com instituições públicas, privadas ou com organizações do terceiro setor.

© 2016 CBH-Doce - Todos os direitos reservados

Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com