Educação Ambiental é tema de seminários do CBH-Piranga

12/09

Ciente da importância de se aliar ações práticas à atividades de conscientização sobre a preservação dos recursos naturais, o CBH-Piranga promove, entre os dias 13 e 16, nos municípios de Raul Soares, Rio Casca, Viçosa e Senhora dos Remédios, respectivamente, o Seminário de Educação Ambiental. O objetivo do encontro é conhecer as ações já desenvolvidas na bacia e, a partir daí, definir estratégias para implantação do Programa de Educação Ambiental e construir diretrizes para fortalecimento e integração das iniciativas existentes, além de estratégias para implantação do Programa de Educação Ambiental, desenvolvido pelo CBH-Piranga.

Confira a programação:

13/09 – Raul Soares

Horário: 8h30 às 18h

Local: Cabana do Pepe – Sítio Cachoeira Comprida, Bairro Tarza

14/09 – Rio Casca

Horário: 8h30 às 18h

Local: Campo da SER – Avenida José Piuza, nº 15, Bairro das Graças

15/09 – Viçosa

Horário: 8h30 às 18h

Local: UFV – sala 06 do Centro de Ensino e Extensão

16/09 – Senhora dos Remédios

Horário: 8h30 às 18h

Local: Salão Paroquial – Praça Nossa Senhora dos Remédios, nº 45, Centro

Educação ambiental em foco

O Programa de Educação Ambiental, que será implementado na Bacia Hidrográfica do Rio Piranga, através do CBH-Piranga, com a utilização do recurso proveniente da cobrança pelo uso da água, tem como foco a produção de informações, estratégias e materiais diversos, coordenados com ações e projetos de educação ambiental em execução e voltados à preservação dos recursos hídricos da bacia. A partir das experiências de sucesso, membros do Comitê definirão estratégias e ferramentas para implantação do programa, aliado às atividades práticas que já estão em andamento, como o Programa de Universalização do Saneamento. A fim de valorizar as características de cada região, o programa será trabalhado por unidades territoriais, sendo elas: Mombaça, Matipó, Casca, Peixe, Turvo, Carmo, Alto Piranga e Xopotó. Além do município de Viçosa, também receberão o seminário Raul Soares, Rio Casca e Senhora dos Remédios.

Conheça o CBH-Piranga

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranga, criado em 2002, funciona como um parlamento das águas, em que os segmentos da sociedade interessados na gestão da água possuem assento. Tem entre suas funções a deliberação sobre o uso do recurso da cobrança da água, que deve ser revertido em melhorias ambientais para a bacia. Fazem parte do colegiado membros da sociedade civil, poder público e usuários de água. Apesar de o poder de deliberação estar restrito aos membros, as reuniões do CBH-Piranga são abertas à comunidade, que é sempre bem-vinda a contribuir para a construção de ações em prol da melhoria da qualidade e aumento da quantidade da água.

 Ações em desenvolvimento

Desde a implantação da cobrança pelo uso da água em Minas Gerais, o CBH-Piranga trabalha em prol da recuperação ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Piranga. Entre os programas já implantados está o Programa de Universalização do Saneamento, que financiou a elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico de 51 municípios, em um total de R$ 8 milhões investidos. Até 2020, também serão investidos recursos para implantação dos programas de Expansão do Saneamento Rural, Controle das Atividades Geradoras de Sedimentos e Recomposição de APPs e Nascentes.

 

© 2016 CBH-Doce - Todos os direitos reservados

Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com