Conselheiros do Comitê Interfederativo se reúnem em Vitória/ES

29/09

d3fa6cc8-aef3-455f-8ff7-5665141caa82

A fim de colocar em discussão as ações já realizadas para recuperação ambiental da Bacia do Rio Doce após o rompimento da barragem de rejeitos em Mariana/MG, há quase dois anos, representantes do Comitê Interfederativo (CIF) se reuniram nos dias 25 e 26 de setembro, em Vitória/ES. Na ocasião, as Câmaras Técnicas do CIF tiveram a oportunidade de apresentar o que foi feito no período e as deliberações dos últimos meses.

Leonardo Deptulski e Carlos Eduardo Silva, respectivamente, presidente e vice do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH- Doce), representaram o colegiado no evento.

18º reunião ordinária

O encontro também debateu, com a participação do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (BANDES), a gestão dos fundos previstos na cláusula 169 do Termo de Transação de Ajustamento de Conduta (TTAC) assinado pela Samarco e suas acionistas após o desastre de Mariana e pelos governos Federal e Estadual de Minas Gerais e Espírito Santo.

As câmaras técnicas de Segurança Hídrica e Qualidade da Água; Restauração Florestal e Produção de Água; Economia e Inovação; Organização Social e Auxílio Emergencial e Conservação e Biodiversidade apresentaram, no dia 25, as ações previstas no TTAC.

Já no dia 26, foi a vez das câmaras técnicas de Gestão de Rejeitos e Segurança Ambiental e Reconstrução e Recuperação de Infraestruturas e de Saúde apresentarem suas atividades. Além disso, CBH-Doce e Fundação Renova também tiveram a oportunidade de compartilhar os programas e projetos voltados para a recuperação da Bacia.

Entenda o CIF

O Comitê Interfederativo (CIF) foi criado em resposta ao desastre provocado pelo rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco, em 5 de novembro de 2015, no município de Mariana (MG). Sua função é orientar e validar o trabalho realizado pela Fundação Renova, criada pela Samarco e suas acionistas (Vale e BHP Billiton) para gerir e executar as medidas de recuperação dos danos resultantes da tragédia.

O CIF é presidido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e composto por representantes da União, governos de Minas Gerais e do Espírito Santo, municípios impactados e CBH-Doce. Saiba mais no site: https://goo.gl/FZqfyc

Veja a pauta completa do encontro: Pauta Reunião CIF 25 e 26.09.2017

© 2016 CBH-Doce - Todos os direitos reservados

Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com