Comitês da Bacia do Rio Doce manifestam solidariedade a Brumadinho

28/01

 

Os Comitês da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, com imenso pesar, manifestam solidariedade à comunidade do município de Brumadinho/MG, devastado após o rompimento da barragem de rejeitos da empresa Vale S/A. Consternados e indignados com essa tragédia de proporções imensuráveis e irremediáveis, os colegiados prestam condolências aos familiares e às vítimas desse lamentável episódio.

Manifestamos também solidariedade à população das bacias hidrográficas dos rios Paraopeba e São Francisco, atingida pelo rompimento, e nos colocamos à disposição desses Comitês de Bacia para compartilhar as experiências e aprendizados, já que nossa bacia viveu situação semelhante há três anos, com o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana/MG.

Como entes dos Sistemas Nacional e Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos, os Comitês da Bacia do Rio Doce acompanharão atentamente todos os desdobramentos e a atuação das autoridades na apuração e penalização dos responsáveis por essa tragédia que acarretará severos impactos sociais e ambientais à região afetada.

Trabalharemos arduamente em articulação com os órgãos ambientais para evitar que novas tragédias como as de Mariana e Brumadinho cubram de lama a história de Minas Gerais.

 

LUCIANE TEIXEIRA MARTINS

Presidente do CBH-Doce

© 2016 CBH-Doce - Todos os direitos reservados

Rua Afonso Pena, 2.590 | Centro | Governador Valadares | Telefone: (33) 3212-4350