CBH-Santo Antônio convida autoridades para abordar questões ligadas ao saneamento

30/08

Seminário reunirá municípios, especialistas, órgãos reguladores e entidades financiadoras para tratar sobre a implantação dos Planos Municipais de Saneamento Básico

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Santo Antônio (CBH-Santo Antônio) promove, no dia 31 de agosto, quinta-feira, a primeira edição do Seminário de Saneamento Básico do comitê. O evento, previsto para iniciar às 8h, no auditório do Parque Natural Municipal do Intelecto, em Itabira, reunirá membros dos comitês da bacia, representantes dos municípios, especialistas, órgãos reguladores e entidades financiadoras para esclarecer dúvidas frequentes entre os gestores municipais em reação à implantação efetiva das ações previstas no Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

A fim de contribuir para a formação dos gestores municipais, o encontro será marcado por palestras que abordarão temas como o panorama do saneamento na Bacia do Rio Santo Antônio, alternativas para execução efetiva das ações previstas no PMSB e experiências de êxito na promoção do saneamento rural.

CBH-Santo Antônio tem saneamento como prioridade em suas ações

Por acreditar que o aprimoramento dos serviços ligados ao saneamento básico refletem direta e indiretamente na qualidade da água dos mananciais, o CBH-Santo Antônio, juntamente com o CBH-Doce, investiram mais de R$ 1,9 milhão na elaboração do PMSB de 17 municípios da bacia. O PMSB traça, através de um diagnóstico sobre a situação dos serviços ligados ao saneamento básico no município, diretrizes para que, em curto, médio e longo prazo, sejam sanados problemas envolvendo os quatro eixos do serviço: abastecimento de água, tratamento de esgoto, drenagem urbana e coleta e destinação de resíduos sólidos. Além de ser uma ferramenta importante para os administradores municipais, o plano é uma exigência legal e pré-requisito para a solicitação de recursos federais destinados a obras de saneamento.

Confira a programação do seminário:

– Café de boas-vindas

– Abertura

– Palestra “Panorama do Saneamento na Bacia do Rio Santo Antônio” – FUNEC

– Palestra “Pós-PMSB: como colocar em prática?” – FUNASA

– Palestra “Experiências com saneamento rural” – EMATER

– Informações sobre o Edital de Chamamento Público para Projetos de Abastecimento de Água e Projetos de Esgotamento Sanitário.

– Encerramento

 

© 2016 CBH-Doce - Todos os direitos reservados

Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com