CBH-Santa Maria do Doce apoia passeio ciclístico em Colatina

22/07

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria do Doce (CBH-Santa Maria do Doce), juntamente com Instituto Terra e outros parceiros, apoia a 8º edição do Pedal Serra do Gelo, evento que engloba o ciclismo como esporte e turismo ecológico. A edição desse ano será realizada nesse domingo (24) e percorrerá a calha do rio Santa Maria do Doce, do município de Santa Teresa a Colatina onde o rio desagua com o Rio Doce, na região conhecida como Serra do Gelo. A concentração está marcada para as 5 horas, na área hípica da APAE de Colatina, que fica próxima à estação ferroviária.

A ideia de unir esporte e meio ambiente surgiu a partir da iniciativa de uma equipe de ciclistas, que já fazia o trajeto da nascente à foz do rio. “Em 2015, o grupo procurou a diretoria do comitê a fim de transformar o evento em um trabalho de educação ambiental, envolvendo o passeio turístico e ecológico com plantio de mudas ao longo da calha do Rio Santa Maria do Doce”, comenta Gilse Olinda, secretária executiva do CBH-Santa Maria do Doce.

Pedal Serra do Gelo

O Pedal Serra do Gelo é realizado há nove anos e tem como objetivo estimular a prática do esporte e, ao mesmo tempo, conscientizar a comunidade sobre a importância da vegetação nativa para a preservação e recuperação do rio Santa Maria do Doce.

Durante o percurso, seria feito o cercamento de nascentes e plantio de mudas em pontos estratégicos, porém, devido à forte estiagem instalada na região, o trabalho será feito assim que iniciar o período chuvoso.

Esse ano, a organização do evento espera reunir mais de 150 ciclistas, entre profissionais e amadores. O circuito passará pela nascente do Rio Santa Maria do Doce, situada na divisa dos municípios de Santa Teresa e Santa Maria do Jetibá. Logo depois, os participantes descerão cerca de 100 km margeando o rio Santa Maria do Doce, em direção Rio Doce em Colatina.

Confira o trajeto completo:

  • 05h00 – Saída de Colatina (Local: Área Hípica da APAE – próximo à estação ferroviária)
  • 07h00 – Chegada à nascente, em Santa Teresa, onde será servido um café da manhã;
  • 07h20 – Abertura oficial do “Pedal”
  • 08h00 – Início do “Pedal”
  • 14h00 – Encerramento (Local: Área Hípica da APAE – Próximo à estação ferroviária)
© 2016 CBH-Doce - Todos os direitos reservados

Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com