CBH-Piranga aprova indicação de IBIO para ser agência de água

04/10

Uma deliberação, que será encaminhada ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Minas Gerais, formalizou a indicação, aprovada por unanimidade em plenária

 Exercendo as funções de secretaria executiva dos Comitês da porção mineira da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, através da gestão e aplicação dos recursos oriundos da cobrança estadual pelo uso da água, o Instituto BioAtlântica (IBIO) foi indicado, em plenária, para continuar a exercer o papel de entidade equiparada às funções de agência de água na Bacia do Rio Doce. A indicação foi oficializada em uma deliberação normativa, aprovada por unanimidade por membros do Comitê, que será enviada para apreciação do Conselho Estadual de Recursos Hídricos.

Deliberações

Em reunião extraordinária, membros do CBH-Piranga, que analisaram a deliberação normativa, optaram pela indicação do IBIO, mas frisaram a importância do repasse contínuo aos CBHs de detalhes da análise da prestação de contas enviada pelo IBIO ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), referentes aos anos de 2012 a 2015 – que não foi concluída a tempo, por deficiências estruturais e de pessoal, segundo informado pelo instituto. “Optamos pela indicação do IBIO para entidade equiparada, mas precisamos de uma explicação do Estado sobre a utilização e gerenciamento desse recurso do Comitê por parte da agência. É preciso que façamos a aplicação desses recursos com consciência, transparência e dignidade, em prol da recuperação de nossos mananciais”, afirmou o membro do CBH-Piranga e representante do Movimento Ecológico e Cultural Vale do Piranga, Cláudio Quirino Custódio.

Para acompanhar a análise da prestação de contas dos anos passados e dos próximos e o andamento do contrato de gestão entre IBIO e IGAM, um grupo, formado por conselheiros e convidados, foi criado e ficará responsável pelo repasse de informações à plenária. A pedido dos conselheiros, uma reunião, que contará com a presença de representantes das duas entidades, foi agendada para o dia 27 de outubro, para atualizar os membros sobre o andamento do processo.

© 2016 CBH-Doce - Todos os direitos reservados

Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com