CBH-Piracicaba lança programas para recuperação da bacia

10/08

CBH-Piracicaba lança programas para recuperação da bacia

Cerimônia marcará o início de atividades voltadas à recuperação de nascentes, controle da geração de sedimentos e melhorias no saneamento rural

Focados na utilização eficiente dos recursos provenientes da cobrança pelo uso da água na bacia, membros do CBH-Piracicaba oficializarão, em cerimônia, o lançamento de três programas voltados à recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba. No evento, que será realizado no dia 11 de agosto, às 16h30, na sede da Amepi (Rua Santa Lúcia, 291, bairro Aclimação – João Monlevade), serão apresentados aos prefeitos da região e representantes da comunidade os editais para manifestação de interesse por parte dos municípios, além de informações sobre os programas, voltados para melhorias hidroambientais.

Para o presidente do CBH-Piracicaba, Flamínio Guerra, o evento marcará uma nova etapa no trabalho do Comitê, que, nos últimos anos, concentrou suas atividades na elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSBs) – documento que auxiliou na definição de ações prioritárias na bacia. “Hoje, o CBH-Piracicaba quer mostrar à comunidade a sua força e o seu objetivo principal, que é a recuperação do nosso rio”, disse.

Programas

Embasados no levantamento das principais deficiências da bacia, serão implantados pelo CBH-Piracicaba os programas de Recomposição de APPs e Nascentes, de Controle das Atividades Geradoras de Sedimento e de Expansão do Saneamento Rural. Estão previstas, entre as ações, o cercamento de nascentes, elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR), construção de barraginhas e caixas secas, adequação de estradas rurais, instalação de fossas sépticas na zona rural, entre outros.

Edital de chamamento

Para participar dos programas, as prefeituras deverão manifestar interesse até o dia 22 de agosto. A expectativa é de que os 21 municípios da bacia sejam contemplados com os programas. Após a definição dos municípios que serão atendidos pelo CBH-Piracicaba, será iniciado o processo para contratação de uma empresa que ficará responsável pelo diagnóstico das áreas selecionadas e o planejamento das ações, previsto para o final de 2016. Já em 2017, a expectativa é de que se inicie a contratação de empresas especializadas na execução dos projetos.

Os editais e a documentação necessária para participação nos programas estão disponíveis aqui.

© 2016 CBH-Doce - Todos os direitos reservados

Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com