CBH-Barra Seca e Foz do Rio Doce tem sede inaugurada

16/09

Na tarde do dia 14 de setembro, foi inaugurada, na Reserva Biológica de Sooretama/ES, a sede do Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Barra Seca e Foz do Rio Doce. O colegiado é o responsável pela promoção da gestão democrática dos recursos hídricos na região de Jaguaré, Linhares, Nova Venécia, São Gabriel da Palha, São Mateus, Sooretama e Vila Valério.

Para a presidente do Comitê, Dolores Colle, “o espaço é de fundamental importância para o desenvolvimento das atividades do CBH. Agora temos uma base onde podemos concentrar nossos esforços e isso fortalecerá as nossas ações”, destacou. Durante a solenidade, ela também destacou que “o comitê é o espaço mais democrático para fazer gestão de recursos hídricos de forma compartilhada e a nossa região necessita fomentar esse debate e implementar ações para minimizar os efeitos da seca”, completou. Já para o vice-presidente do CBH, Carlos Sangalia, “o CBH-Barra Seca e Foz do Rio Doce deu mais um importante passo, pois toda instituição necessita de uma referência para sua melhor organização”, disse.

No encontro, foi eleito o novo secretário executivo para compor a diretoria. Assumiu a função, que estava vaga, o representante do ICMBio de Sooretama, Eliton Lima. Em seu discurso, ele abordou a necessidade de agregar todos os segmentos ao debate sobre a valoração da água, “assumimos o desafio de promover uma gestão participativa, além de impulsionar a implementação dos nossos programas em prol da revitalização da Bacia”, pontuou.

Na oportunidade, uma apresentação sobre o regimento interno – incluindo funcionamento da organização, o papel do conselheiro, e as instâncias instituídas pela política nacional de recursos hídricos, foi realizada pela representante do IBIO – AGB Doce, Juliana Vilela, “é importante que o conselheiro conheça o regimento do comitê, a fim de saber qual o seu papel e a importância da representação no colegiado”, ressaltou.

A sede está localizada na Reserva Biológica de Sooretama; Rodovia ES 356, KM 50, s/nº – Juncado Sooretama/ES.

O Comitê de Bacia Hidrográfica

É o nome dado ao grupo de pessoas que se reúne para debater interesses comuns relacionados ao uso da água em um território específico. Em nossa região, existe o Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Barra Seca e Foz do Rio Doce (CBH-Barra Seca e Foz do Rio Doce). Com a participação dos poderes públicos, dos usuários e das organizações da sociedade civil, tem poder de Estado e atribuição legal de deliberar sobre a gestão da água, fazendo isso de forma compartilhada entre os três segmentos. Define as regras a serem seguidas com relação ao uso das águas, cabendo aos órgãos gestores de recursos hídricos colocá-las em prática por meio do seu poder de regulação.

Criado em 20 de março de 2015, o CBH-Barra Seca e Foz do Rio Doce abrange em seu espaço geográfico os municípios de Jaguaré, Linhares, Nova Venécia, São Gabriel da Palha, São Mateus, Sooretama e Vila Valério. Os principais corpos de água da região são: Barra Seca, Pau Atravessado, Ibiriba, Ipiranga, do Norte e Doce.

© 2016 CBH-Doce - Todos os direitos reservados

Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com